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Soto 40 é o veleiro do mundial da Mitsubishi

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Soto 40 é o veleiro do mundial da Mitsubishi

14/04/2015
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Todas as tripulações da 3º edição do campeonato mundial Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship, que começou no último dia 12 de abril, na praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), usam o veleiro Soto 40. Na classe one design, a mais moderna da vela oceânica, todos os veleiros são idênticos para destacar o talento de cada tripulação na hora de definir o vencedor.

O Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship, acontece pela primeira vez no Brasil e tem 10 regatas previstas até o dia 16 de abril, com participação de grandes nomes da vela, medalhistas olímpicos e campeões mundiais como Torben Grael e o argentino Mariano Parada.

Mais sobre o veleiro Soto 40: Desenvolvido pelo renomado projetista argentino Javier Soto Acebal e construído no estaleiro MBoats, na Argentina, o veleiro S40 tem tecnologia inovadora e conceito revolucionário. As linhas são resultado de um vasto estudo sobre a busca de velocidade e equilíbrio, construção fácil e vários componentes em fibra de carbono, o Soto 40 é a classe one design mais moderna da vela oceânica.

O Soto 40 é rápido, moderno e financeiramente atrativo.

Características do veleiro:

O veleiro Soto 40 tem uma série de diferenciais que o tornam um barco único na vela de oceano. O casco tem as quinas na popa e a geometria das seções verticais do casco propiciam controle e potência em altas velocidades. Com a aba na lateral, é possível colocar o peso da tripulação mais para fora e permitir que a escora fique mais eficiente e o barco mais potente. As principais marcas ficam por conta dos 12,3 metros de comprimento, somados aos 1,4 metros do gurupés ­ e dos 3,75 metros de extensão lateral máxima.

O S40 foi projetado com um convés aberto, sem cobertura ­ e um cockpit grande e profundo, com baixo centro de gravidade, contribuindo para que se tenha uma boa altura de trabalho na zona das catracas. Estas, por sua vez, foram reposicionadas com o intuito de melhorar o equilíbrio entre a proa e a popa (o uso do pedestal para as catracas não é permitido na classe). O mastro é de carbono e tem retranca de alumínio.

FICHA TÉCNICA S40


  • Comprimento total: 12,3m
  • Boca máxima: 3,75m
  • Calado: 2,6m
  • Área Vélica: 100m²
  • Deslocamento: 4,2ton
  • Peso Máximo de Tripulação: 770kg
  • Projetista: Javier Soto Acebal
  • Material do Casco: Fibra de vidro e carbono


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Redação: Bombarco
Fonte: Assessoria de imprensa
Foto: Mathias Capizzano / Mitsubishi