Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Sul-Americano de Optimist: Brasileiro Gabriel Lopes conquista troféu

Notícias

Sul-Americano de Optimist: Brasileiro Gabriel Lopes conquista troféu

01/04/2013
Compartilhar

No sábado, 30 de março, o brasileiro Gabriel Lopes conquistou o Campeonato Sul-Americano de Optimist, em Porto Algre, no clube Veleiros de Sul. O velejador de 12 anos terminou em segundo lugar na competição, atrás de Ivan Shestopalov, dos Estados Unidos, que por não ser de um país convidado não disputava o troféu sul-americano. Fausto Peralta, da Argentina, completou o pódio. A também argentina Clara Vignati venceu na categoria feminina.

A última regata realizada no sábado tinha maior peso para Gabriel e Ivan, ambos brigavam pela primeira colocação, enquanto a expectativa maior para os brasileiros era mesmo assegurar a vitória no Sul-americano. Gabriel cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na regata e o norte-americano em terceiro. Ao retornar da raia, o velejador do Veleiros do Sul foi recebido na rampa do clube com muita festa e teve seu barco carregado nos braços pelos amigos, técnicos e competidores da equipe brasileira.

“Fui tranqüilo e procurei fazer uma boa regata e voltei com sentimento de campeão”, disse Gabriel. Ele lamentou sua atuação ruim na penúltima regata, na sexta-feira, 29, quando chegou em 31º e perdeu a liderança que vinha mantendo. “O campeonato foi bom, mas difícil para todos por causa das condições do vento rondado. Consegui manter uma média boa de resultados”, completou.  

O primeiro colocado, Ivan Shestopalov, 13 anos, diz estar mais acostumado a velejar no mar, mas teve um desempenho inquestionável na raia do Guaíba “Aqui se tem boas condições para velejar, sempre tem vento, mas é um pouco difícil porque ronda (varia de direção), mas ainda assim é bem bonito”,  comentou o jovem velejador do Missouri.

O vento, inclusive foi um grande adversário em razão das rondadas, mas Ivan reconhece que enfrentar o brasileiro foi ainda mais difícil: “Gabriel veleja muito bem, a disputa foi muito acirrada e ele é super competitivo".

Ainda segundo Ivan, o segredo da vitória é a dedicação: “Foi muito treino, o segredo é velejar muito”, diz o campeão.

Feminino

Clara Vignati, 14 anos, da Argentina, enfrentou problemas de indisposição nos últimos dois dias que lhe dificultaram a vida na competição, mesmo assim foi a melhor entre as meninas. "Num campeonato como esse quem ganha é quem rende mais na raia e eu tive esse privilégio. Meu maior adversário mesmo foi o cansaço", confessou a velejadora.

O campeonato começou no dia 23 e teve 10 regatas disputadas, além da competição por equipe. A última regata foi com vento sul entre 6 e 8 nós de intensidade. “Era uma condição que já esperávamos para o dia, tivemos calmaria, depois um vento fraco de norte que virou para sul,” conforme o race officer Odécio Adam.

O Sul-americano foi uma realização do Veleiros do Sul em conjunto com a Associação Internacional da Classe Optimist (IODA), patrocínio da Bettanin e Banrisul. Participaram 144 velejadores de 14 países: Argentina, Antilhas Holandesas, Bermudas, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Estados Unidos, Ilhas Virgens Americanas, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Classificação

1º - Ivan Shestopalov (USA) – 45 pontos perdidos
2º - Gabriel Lopes (BRA) – 50 pp
3º - Fausto Peralta (ARG) - 66 pp
4º - Valentin Queirel (ARG) - 69 pp
5º - Pedro Zonta (BRA) - 85 pp
6º - Wiley Rogers (USA) - 87 pp
7º - Facundo Mónaco (ARG) - 85 pp
8º - Matt Logue (USA) - 96 pp
9º - Harvey, Shawn (USA) - 99 pp
10º - Chase Cooper (BER) - 108 pp

 

Redação Bombarco
Fonte: Assessoria de Comunicação do Veleiros do Sul
Fotos: Matias Capizzano/ Divulgação VDS