Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Vá de lancha! Os cinco melhores pontos do litoral paulista para você navegar

Notícias

Vá de lancha! Os cinco melhores pontos do litoral paulista para você navegar

31/12/2013
Compartilhar

Você já tem a lancha e a habilitação náutica, ou um marinheiro habilitado que pilota para você, agora só falta decidir o ponto na carta náutica para onde navegar. O Bombarco, com a ajuda de alguns amigos que passam mais tempo em mar que em terra, selecionou cinco pontos do belo litoral paulista para você. Confira!

Laje de Santos - Santos


Essa é para os lancheiros mergulhadores. Há pouco mais de 40 km de Santos, a Laje de Santos é um dos pontos mais procurados no litoral brasileiro para mergulho, graças a grande quantidade de vida marinha a seu redor. É possível avistar durante a navegação baleais e golfinhos, mas o grande destaque da região são as arraias jamanta (mantas, raias-manta). Os animais são muito populares por lá e protegidos pelo Instituto Laje Viva, que ajuda a manter a espécie protegida.

A Laje de Santos faz parte do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, que também abrange os parcéis do Bandolim, das Âncoras, Brilhante, do Sul e Novo, além dos Rochedos conhecidos como Calhaus.

Laje se encontra no quadrilátero entre as coordenadas: 24°15 48”S, 46°12’00”W; 24°15’48”S, 46°09’00”W, 24°21’12”S, 46°09’00”W, 24°21’12”S, 46°12’00”W.

Ilha Montão de Trigo - São Sebastião


A ilha fica em São Sebastião, a 14 km da Barra do Una, mas quem dá a dica é o pessoal da Náutica Indaiá, de Bertioga, que além de Marina também trabalha com passeios de lanchas na região. A Ilha Montão de Trigo é pequena, tem apenas 1,13 km², mas oferece uma boa diversidade de atividades, de pesca amadora a trekking, além de mergulho com snorkel para observar os muitos e coloridos peixes.

A ilha também é o lar de uma comunidade caiçara, os monteiros, que vive da pesca. São cerca de 50 pessoas.

Coordenadas: 23°54'14,24"S 45°51'02,14" W

Saco do Eustáquio - Ilhabela


Ilhabela é linda! E é um dos lugares favoritos dos lancheiros paulistas, além de ser a capital nacional da vela. Mas para quem não gosta de muito agito, a ilha nem sempre é o melhor destino... A não ser que você escolha ir para o leste da ilha. Nossa dica é o Saco do Eustáquio, aonde só se chega de barco.

A praia tem areias brancas e água transparente, além de uma bela vista da Ilha dos Búzios, que fica logo a frente. Também é um ponto seguro para ancorar, pois é abrigado do mar pela Ponta da Cabeçuda.

Coordenadas: 23°50'9"S 45°14'19"W

Ilha do Tamanduá - Caraguatatuba


É a maior ilha de Caraguatatuba e muito fácil de acessar, pois fica a cerca de 5 km da costa, bem em frente a praia de Tabatinga, bastante conhecida pelos lancheiros que passam pela cidade. Dá para ir até de moto aquática (jet ski)!

A Ilha do Tamanduá não tem infraestrutura, a não ser por um bar de madeira na praia do lado oeste da ilha. O ponto é bom para pesca esportiva e mergulho, pois os parcéis e rochas garantem uma grande variedade de fauna marinha.

Coordenadas: 23°35’48’’S 45°17’19’ W

Ilha das Couves - Ubatuba


Em Ubatuba, o principal passeio para os lancheiros é a Ilha das Couves, garante o pessoal da Ubatur, que faz passeios pela região. A água transparente do lugar, muito procurado por mergulhadores, é um espetáculo, mesmo para quem observa de dentro do barco. A Paredinha das Miriquites é um bom lugar para atracar e mergulhar, pois é bem abrigado.

Coordenadas: 23°48,200'S 45°43,200'W

Outros estados


Quem não navega em São Paulo, não precisa se preocupar. Logo teremos um guia para todos os polos náuticos do Brasil. Aguardem!

 

> Consulte o preço de lanchas na Tabela Bombarco


> Pesquise os diversos modelos de lanchas, veleiros, jet skis e barcos de pesca à venda nos Classificados do Bombarco!


Marília Passos para Bombarco
Fotos: Bombarco, Reprodução/Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, Reprodução/Markito/ Prefeitura Municipal de Ilhabela e Reprodução/Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.