Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Vá de lancha! Os cinco melhores pontos do Paraná para você navegar

Notícias

Vá de lancha! Os cinco melhores pontos do Paraná para você navegar

03/01/2014
Compartilhar

Você já tem a lancha e a habilitação náutica, ou um marinheiro habilitado que pilota a sua embarcação, agora só falta decidir o ponto na carta náutica para onde navegar. O Bombarco, com a ajuda de alguns amigos que passam mais tempo em mar que em terra, selecionou cinco pontos do belo estado do Paraná para você. Confira!

Ilha do Mel

A Ilha do Mel é um dos lugares mais famosos da Baía de Paranaguá, no litoral paranaense, e com motivos. Com uma área de 2760 hectares, a ilha reúne belezas naturais e construções histórias, como o Farol das Conchas, no Morro das Conchas.

Das 13 praias da ilha, a Praia de Nova Brasília é o ponto mais badalado, muito procurado pelos jovens que visitam a ilha na alta temporada. A Ponta Oeste é mais tranquila, mas não tem a estrutura para receber turistas. Vale lembrar que na alta temporada, a Ilha do Mel tem um limite de visitantes: 5.000 por dia.

Coordenadas: 25°32' 7" Sul | 48°19'52" Oeste

Ilhas das Peças

A grande Ilha das Peças tem como principal atrativo as pequenas comunidades que vivem lá. Vale a pena atracar para almoçar num dos restaurantes dos pescadores que servem frutos do mar.

Coordenadas: 25° 23' 20" Sul |48° 15' Oeste

Praia Deserta – Ilha de Superagui

O nome já entrega o que você vai encontrar nesta praia. Mesmo que outros visitantes estejam por lá, dá para aproveitar a sensação de estar num lugar só para você graças a longa faixa de areia, entre o mar e a Mata Atlântica que forma a Praia Deserta.

A Ilha de Superagui faz parte do Parque Nacional do Superagui, área considerada Sítio do Patrimônio Natural e Reserva da Biofesra pela UNESCO, e Patrimônio Natural e Histórico do Paraná.

Coordenadas: 25° 24' 15" Sul | 48° 9' 13" Oeste

Ilhas de Pinheiro e Pinheirinho – Guaraqueçaba

As ilhas de Pinheiro e Pinheirinho também fazem parte do Parque Nacional de Supergui, uma Área de Proteção Ambiental (APA) que abriga muitos animais em extinção, entre eles o papagaio-de-cara-roxa. Uma parada na região na hora do pôr-do-sol é obrigatória para quem estiver por lá, pois nesse horário é possível assistir à revoadas desses pássaros.

De acordo com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS), a melhor época para observar a revoada é entre abril e junho, no outuno.

Coordenadas: 25° 21' 21" Sul | 48° 13' 58" Oeste

Canal do Varadouro

Criado pelo homem, o canal do Varadouro divide estados do Paraná São Paulo, dando acesso, a quem vem da Baía de Paranaguá ao litoral Sul paulista. “Um passeio belíssimo,” garante Rafael Carvalho, da MM Náutica.

Durante o passeio é possível avistar os animais selvagens que vivem na região, além de aproveitar própria paisagem do canal, que é cercado por Mata Atlântica e manguezais.

Cordenadas: 25° 18' 14" Sul | 48° 11' 47” Oeste

Quem não navega no Paraná, não precisa se preocupar. Já fizemos um guia com os melhores pontos do litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e logo teremos dicas para todos os polos náuticos do Brasil. Aguardem!

 

Marília Passos para Bombarco
Fotos: Secretaria de Turismo do Paraná e Aquivo do SPSV