Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Vazamento de óleo é detectado na Bacia de Santos

Notícias

Vazamento de óleo é detectado na Bacia de Santos

01/02/2012
Compartilhar

A Petrobrás detectou na manhã de ontem, 31 de janeiro, às 8h30, um rompimento na coluna de produção do navio plataforma FPWSO Dynamic Producer, localizado na região de Carioca Nordeste, na área de exploração de pré-sal da Bacia de Santos.

A área atingida está localizada há 275 quilômetros da costa do Estado de São Paulo, a cerca de 250 quilômetros de Ilhabela, a uma profundidade de 2.140 metros. Em nota oficial, a estatal informou que o navio-plataforma produzia óleo para o Teste de Longa Duração (TLD) na região.

A estimativa é que cerca de 160 barris de petróleo tenham vazado durante o rompimento. A Petrobras informou que o sistema de segurança foi acionado e que o poço foi fechado após o acidente. Ainda segundo a empresa, o vazamento foi controlado e não há possibilidades do óleo chegar à costa.

O caso foi comunicado à Marinha do Brasil, ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e a à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As causas do acidente estão sendo investigadas.

O Ibama, afirmou em nota, que fez contato telefônico com os responsáveis pela resposta ao vazamento, além de enviar dois técnicos para a Sala de Operações de Emergência da Petrobras em Macaé, no Rio de Janeiro, para acompanhar os trabalhos de recolhimento de óleo.

Está previsto para acontecer nesta quarta-feira, 01 de fevereiro, um sobrevoo pela área atingida realizado por dois técnicos ambientais do Ibama para avaliar a dimensão do vazamento e a implementação do plano de emergência acionado pela Petrobras. O órgão também informou que a produção na área só poderá ser retomada mediante autorização do Ibama, após a apuração das causas do acidente e do dimensionamento das conseqüências ambientais.

 

Redação: Bombarco
Fonte: Portal de Notícias G1 e site do jornal Estado de S. Paulo
Foto: Divulgação
Vídeo: w1TenMinutes