Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Vela brasileira garante as duas primeiras vagas olímpicas no Mundial de Perth

Notícias

Vela brasileira garante as duas primeiras vagas olímpicas no Mundial de Perth

08/12/2011
Compartilhar

Em águas australianas, ontem, dia 7, o Brasil garantiu suas primeiras vagas nos Jogos Olímpicos de 2012, nas classes Laser Radial e RS:X feminina. O resultado foi confirmado após o fim da fase classificatória em quatro classes do Mundial de Vela de Perth 2011.

Todas as categorias que iniciaram a competição na segunda-feira, dia 5, completaram cinco provas corridas das 10 previstas, sem contar a medal race (regata final). O primeiro descarte dos piores resultados já está valendo e a organização dividiu os velejadores em dois grupos: os integrantes do ouro, que seguem na disputa pelas primeiras posições e os que lutam pelas posições da última metade para o fim.

A velejadora paulista Adriana Kostiw, representante da Equipe Brasileira de Vela (EBV), terminou a primeira fase do Mundial em 45º lugar, na flotilha ouro, que no caso da classe Laser Radial, engloba as primeiras 51 atletas do total de 102 barcos. Desta forma, ela garantiu uma vaga para 2012 para o Brasil.

Como é a única das três brasileiras na flotilha principal, a atleta também assegurou, por antecipação, o primeiro ponto na disputa pela vaga individual como representante do País. Caso vença o torneio pré-olímpico de Búzios em 2012, Adriana Kostiw estará automaticamente confirmada para os Jogos Olímpicos. "Para mim foi uma surpresa vir a classificação tão rápido. Mas o campeonato não acabou e embora eu tenha conquistado meu objetivo principal, que era classificar o País e ser a melhor brasileira para sair na frente na seletiva individual, ainda tenho no mínimo mais cinco regatas para velejar e muito para evoluir aqui em Perth", afirma a velejadora.

A jovem windsurfista, Patrícia Freitas também confirma a vaga, classificando-se em 22º lugar, que tinha 34 vagas da flotilha ouro. Assim, Patrícia assegurou vaga para o Brasil e sai à frente na disputa pela vaga individual para Londres 2012.

Além de Patrícia Freitas, que classificou o Brasil na RS:X feminina, Jorge Zarif também assegurou lugar na flotilha ouro e continua firme na luta pela vaga em Londres. Zarif está em 31º geral e foi para a disputa final, que junta os primeiros 36 barcos.

Para hoje, dia 8, a previsão é de ventos fortes novamente, o famoso "Fremantle Doctor", com céu claro e muitas ondas. A partir das 14 horas (10 horas à frente do horário de Brasília), começarão as disputas da fase final das classes Laser Radial, RS:X feminina, 470 masculino e Finn, com mais cinco regatas. No domingo, dia 11, serão disputadas as regatas finais (Medal races) destas classes.

A Confederação Brasileira de Vela e Motor tem o patrocínio do Bradesco e da CPFL Energia, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

 

Representantes brasileiros em Perth por classe:

Classe Star
Robert Scheidt / Bruno Prada

Classe Finn
Jorge Zarif

Classe 49er
André Fonseca / Marco Grael

Classe 470 M
Fábio Pillar / Gustavo Thiesen
Carlos Henrique Wanderley / Marco Brancher
Henrique Haddad / Nicolas Ilg Castro

Classe 470 F
Fernanda Oliveira / Ana Luiza Barbachan
Martine Grael / Isabel Swan

Classe RS:X M
Ricardo Winicki
Gabriel Praça

Classe RS:X F
Patrícia Freitas
Carmem Rosas
Bruna Martinelli

Classe Laser Standard
Bruno Fontes
Alex Veeren
Eduardo Couto

Classe Laser Radial
Adriana Kostiw
Odile Ginaid
Patrícia Gatti

Match Race Feminino
Juliana Senfft / Fernanda Decnop / Luciana Barros
Renata Decnop / Gabriela Nicolino / Larissa Juk

Quantidade de vagas em jogo por classe:

Star - 11
Finn - 18
49er - 14
470 Feminino - 14
470 Masculino - 19
RS:X Masculino - 28
RS:X Feminino - 20
Laser Standart - 35
Laser Radial - 29
Match Race Feminino - 8

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL
Foto:
Richard Langdon