Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Veleiro Órion vence Regata 24 horas Santos Dumond

Notícias

Veleiro Órion vence Regata 24 horas Santos Dumond

23/08/2012
Compartilhar

A Regata 24 horas Santos Dumond, realizada nos dias 18 e 19 no Lago Paranoá, em Brasília, contou com forte disputa entre três barcos. O veleiro Órion (Vulcano Energy Drink), que teve em sua tripulação jovens velejadores do Projeto Grael, foi o campeão da prova. No total 26 barcos iniciaram a competição, mas apenas 18 completaram a prova.

O comandante do Órion, Maurício Albuquerque conta que a regata foi bastante disputada. "Competimos diretamente com pelo menos dois barcos o Pakato, modelo AR 28-30, e Obatalá, modelo Neo 25; muito bem preparados para regatas e com boas tripulações", diz. Ele destaca que a equipe teve um bom ritmo no começo da regata até a tarde de sábado, mas que durante a noite precisaram superar algumas dificuldades.

"A dificuldade que enfrentamos foi com relação à vela balão que, sendo de nylon bem fino (parecido com o material de um para-quedas) danificou-se mais de uma vez", conta Maurício. À noite, porém, o problema foi a falta de ventos. "Com o cair da noite, os ventos diminuiram e os desempenhos se alteraram. Por sermos mais pesados, velejamos menos rápido com ventos fracos e a nossa diferença com relação aos principais concorrentes mudou".

Com isso, o Pakato aumentou bastante a vantagem. Chegou a ter quase 1 hora de diferença, medida na boia que estava no Lago Sul, em frente ao Cota Mil Iate Clube. E o Obatalá se aproximava. O vento só voltou no meio da madrugada. "Lá pelas 3 horas o ventou voltou a soprar com força - cerca de 15 nós - e aceleramos bastante. Reduzimos a vantagem do Pakato pela metade (30min) e voltamos a nos distanciar do Obatalá", conta.

No início da manhã, navegando em um triângulo, o vento mudou de direção, sutilmente, e, ao subir o balão em uma das pernas, o veleiro Órion acelerou muito. "Concentrados, mantivemos o controle até o final da perna, quando então foi necessário retirar o balão e regular as velas para rumar na direção da boia que estava na frente do Clube da Aeronautica. Recalculei as projeções e também pelas observações visuais constatamos que conseguimos aumentar a nossa margem de segurança com relação ao resultado."

 

Redação: Bombarco
Fonte: Race Comunicação
Foto: Carlos Westone