Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Veleiros clássicos se reúnem no RJ

Notícias

Veleiros clássicos se reúnem no RJ

30/11/2009
Compartilhar

As águas da Baía dos Ossos, em Búzios (RJ) transformaram-se no final de semana numa raia de competições entre veleiros clássicos. A quarta edição da Regata Richards de Veleiros Clássicos reuniu entre 27 a 29 de novembro no Iate Clube Armação de Búzios (ICAB), 29 barcos de mais de 25 anos confeccionados em madeira. Os veleiros Suzy Dear, Orion, Macanudo e Dália foram os vencedores da competição nas respectivas categorias.

Único evento náutico chancelado pelo Ano da França Brasil, a edição também teve a participação de 11 velejadores do Grupo Conservatoire Maritime du Havre, que participaram da competição em veleiros nacionais.

Diferentes entre si, os barcos participantes foram agrupados em sete categorias, por suas características comuns. Uma delas premiou o Jeitosa, de Pierre Joullié, um Batera, barco artesanal do norte fluminense adaptado para velejar por entusiastas e pescadores da comunidade local.

O objetivo deste encontro exclusivo de veleiros clássicos, segundo o produtor do evento Loïc Gosselin, da Media Mundi, é resgatar a cultura náutica nacional e internacional de forma a valorizar esse tipo de embarcação. “Queremos ter a oportunidade de apresentar as peculiaridades navais de cada região do Brasil”, afirma o produtor.

Os veleiros competiram em duas etapas, uma no sábado e outra no domingo, sempre com partida do IACB. “Os esforços do ICBA e da Media Mundi já dão resultados para o evento e para a cidade de Búzios, que tem as melhores raias do país, sempre com vento e que reúnem a elite dos barcos clássicos brasileiros”, diz o comodoro do Iate Clube e também organizador do evento, Alain Jouillé.


Resultados Finais

Oceano I
1º: Suzy Dear (Adelmar Pinheiro da Silva)

Oceano II
1º: Orion (Kiko Pelicano)
2º: Cayru III

Oceano III
1º: Macanudo (Ricardo Montenegro)
2º: Aventura

Saveiro
1º: Dália (George Georgiadis)
2º: Pery

Bico de Proa
1º: Bambino (Wagner Albuquerque)
2º: Cisne Branco

Baleeira
1º: Teimosa (Bernardo Gamboa)
2º: Fogosa

Batera
1º: Jeitosa (Pierre Joullié)
2º: Pérola Negra


Redação: Bombarco
Foto: Hector Echebaster


Confira Veleiros à venda nos Classificados Bombarco!