Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Veleiros do Sul ganha veleiro da classe Soto 40

Notícias

Veleiros do Sul ganha veleiro da classe Soto 40

08/11/2010
Compartilhar

O Veleiros do Sul agora também está inserido no seleto círculo da classe Soto 40. Na quinta-feira, 4, aconteceu o batismo do barco Crioula, adquirido por um grupo de velejadores do Clube. O Crioula é o ex-Pajero, vencedor da última etapa da Mitsubishi Sailing Cup, em outubro, em Florianópolis.

O barco chegou ao clube no dia 31 de outubro e ganhou nova identidade visual. Voltou para água na última sexta-feira, 5, e seguiu rumo a Punta del Este, no Uruguai, para participar das etapas sul-americanas nos dias 12, 13 e 14 de novembro, e nos dias e 3, 4 e 5 de dezembro em Buenos Aires.

Classe Soto 40

A classe Soto 40 é a grande sensação da vela de oceano sul-americana. O barco de desenho arrojado e regateiro puro segue a tendência mundial de classes de um único desenho, onde os barcos são similares e dispensam a controvérsia do handicap.

A classe S40 foi concebida pelo brasileiro Eduardo Souza Ramos e o projeto do barco é do argentino Javier Soto Acebal, o mesmo do HPE 25. As principais características do Soto40 são: leveza, agilidade, amplo espaço no cockpit e grande área vélica.

Os barcos que competem como monotipos já estão presentes no Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. A classe possui o circuito da Mitsubishi Sailing Cup, com regatas no Brasil, Argentina e Uruguai.

A S40 traz algumas vantagens sobre outras classes de barcos medidos porque ela dispensa constantes mudanças nos barcos, como leme, quilha, e velas na busca de melhor rating. O Circuito europeu patrocinado pela Audi, a Audi MedCup será disputada com o Soto 40,  que substituirá os GP42  no Circuito de 2011.

Redação: Bombarco
Fonte: Veleiros do Sul – www.vds.com.br

Foto: Ricardo Pedebos e Ane Meira/divulgação/VDS