Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Veleiros se preparam para segundo dia da Rolex Ilhabela Sailing Week

Notícias

Veleiros se preparam para segundo dia da Rolex Ilhabela Sailing Week

05/07/2011
Compartilhar

 

Os 152 veleiros que disputam a Rolex Ilhabela Sailing Week ganharam folga nesta segunda-feira, dia 4. Dia reservado para arrumar os barcos e ajustar algumas manobras antes do recomeço da competição. Afinal de contas, a regata que abriu o calendário durou cerca de 12 horas de mar agitado para a maior parte da flotilha.

Nesta terça, dia 5, a partir do meio-dia, o maior evento de vela oceânica da América Latina terá regatas no formato barla-sota, em duas raias montadas em Ilhabela.

Na classe S40, o primeiro colocado é o Pisco Sour do Chile que venceu a regata Eldorado Alcatrazes por Boreste (55 milhas). Ainda entre os monotipos, o Atrevido, de Robert Scheidt, é o melhor na HPE25.

Entre os barcos que necessitam de rating, na ORC, o fita-azul da abertura foi o brasileiro Touché, atual campeão da Rolex Ilhabela Sailing Week. A liderança de Ernesto Bredo e sua tripulação foi confirmada no tempo corrigido.

Na classe RGS-A, o Saravah teve o melhor aproveitamento no domingo. Na RGS-B, o Anequim é o líder, assim como o Xiliki na RGS-C. Na RGS-Cruiser, o único a cruzar a linha de chegada no domingo foi o Apoena.

Regatas difíceis

A organização da Rolex Ilhabela Sailing Week informou que mais de 50 barcos desistiram ou não conseguiram largar por causa das condições climáticas do domingo.

Além do frio, os veleiros sofreram com a inconstância dos ventos. Alguns ficaram até ancorados no meio do percurso, por causa da correnteza, outros sofreram com os ventos alcançando quase 30 nós para chegar ao Yacht Club de Ilhabela.

O time feminino do Semp Toshiba Crystal, da RGS-C, pediu ajuda à Comissão Técnica pelo rádio para completar a regata inicial. O barco, um Velamar 32, estava sem motor e quase bateu nas pedras em São Sebastião, causando um princípio de pânico a bordo.

Regatas ao vivo

Toda a competição pode ser acompanhada, em tempo real, pela internet. Basta acessar o site www.risw.com.br e acompanhar o desempenho de cada classe boia por boia, além de assistir os melhores momentos das provas. Os resultados das categorias HPE25 e S40 serão disponibilizados automaticamente, pois o julgamento será feito na água.

O aplicativo gratuito traz as últimas notícias da competição, a previsão do tempo para Ilhabela, atualizada diariamente, as principais imagens das regatas, a relação de barcos inscritos por classe, suas características e, pela primeira vez, a composição das tripulações. Além disso, durante o evento, será possível acompanhar os resultados das regatas em tempo real.

Os usuários de iPhone podem instalar o aplicativo diretamente pelo aparelho celular, acessando a App Store. Basta informar a sigla RISW na ferramenta de busca.

Resultados da primeira regata S40:

1º - Pisco Sour (CHI - Guillermo Parada)
2º - Patagonia (ARG - Norberto Alvarez)
3º - Pajero (Gonzalo Campero)
4º - Mitsubihsi / Acuario II (CHI - Horacio Pavez)
5º - Carioca (Roberto Martins)

HPE25:

1º - Atrevido (Fábio Bocciarelli)
2º - Aventura (José Vita)
3º - Bond Girl (Rique Wanderley)
4º - BSS (Marcelo Christiansen)
5º - Take Ashauer (Marcos Ashauer)

ORC 500:

1º - Touché (Ernesto Breda)
2º - J Cabot Gaucho (ARG - Carlos Belchor)
3º - Land Rover (Gustavo Garcia)

ORC 600:

1º - Zeus- Ecco! (Inácio Vandressen)
2º - Mad Max (ARG - Julian Somodi)
3º - Lucky (Ralph Vasconcelos)

ORC 650:

1º - San Chico 2 (Francisco Freitas)
2º - Katana / Energia (Fábio Filippon)
3º - Kíron (Leonardo Guillermo Cal)

ORC 700:

1º - Rajada (Márcio Finamore)
2º - Colin (Sebastian Menendez)
3º - Angra (Escola Naval)

RGS-A:

1º - Saravah (Pierre Joullié)
2º - Jylic-II (Martin Bonato)

RGS-B:

1º - Anequim (Paulo de Moura)
2º - Phantom of the Opera (Renato Avelar)
3º - Borimbora (Ricardo Lebreiro)
4º - Palmares (José Romariz)
5º - Helios II / Hosp. Sírio Libanês (Marcos Lobo)

RGS-C:

1º - Xiliki (Renato Bosso)
2º - Cooperação (Thiago Santana)
3º - Khamsin (Fábio Simas Jr.)
4º - Santeria (Rodrigo Martins)
5º - Ariel (Luis Henrique Pimenta)

RGS-Cruiser:

1º - Geronimo (André Diomelli)

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto: Bombarco