Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Velejador do RJ é campeão em Ilhabela

Notícias

Velejador do RJ é campeão em Ilhabela

16/11/2009
Compartilhar

O velejador Henry Boening, do Yacht Clube do Rio de Janeiro (YCRJ) e atual campeão brasileiro e carioca, sagrou-se campeão sul-americano da Classe Finn, disputado no feriado prolongado de 12 de outubro, em Ilhabela (SP). Em segundo lugar ficou o medalhista olímpico Bruno Prada, do Yacht Clube Paulista (YCP), que conquistou a medalha de prata ao lado de Robert Scheidt na Classe Star, nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. A terceira colocação foi para Maurício Bueno, também do YCP. Roberto Rittscher, também do YCP, venceu na categoria master.

O Campeonato Sul-Americano da Classe Finn foi promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, e contou com a participação de velejadores de destaque no Brasil. Ronald Senft, o “Roni”, prata em Los Angeles-84 e ouro no Pan de Caracas-83 na classe Soling; Jorge João Zarif, campeão mundial júnior da Classe Finn; e Joca Signorini, o “Joca”, campeão da Volvo Ocean Race 2008/09 a bordo do Ericsson 4, comandado por Torben Grael, foram alguns dos participantes. Ilhabela foi representada no Campeonato pelo velejador Ubiratan Matos de Oliveira, o Bira.

Para o diretor náutico da Prefeitura de Ilhabela, Edmar Alves, o arquipélago prova mais uma vez que tem mão-de-obra competente para fazer do município referência na vela brasileira. “Além de um velejador ilhabelense na competição, o sul-americano teve a Comissão de Regata 100% caiçara, com o juiz Marcos Cardial sendo Gerente de Regatas e Rafael Mendes bandeira amarela”.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), destacou a retomada dos eventos de vela na cidade, bem como o trabalho desenvolvido pelas escolinhas esportivas.
Circuito Ilhabela de Monotipos

Paralelo ao evento, a Diretoria Náutica da Prefeitura de Ilhabela realizou a terceira etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos, que reuniu as classes Optimist, Snipe, Dingue, Byte, Nacra, Tornado e Laser.

Na Optimst Principiante, o primeiro lugar ficou com Matheus Amaral, seguido por Hélio Barreto e Samuel de Souza. Na Optimist Geral, outra vitória de Matheus Amaral, desta vez com Luan Nunes de Oliveira e Hélio Barreto, na 2ª e 3ª colocações, respectivamente. Todos são atletas da Escola de Vela de Ilhabela.


Pela classe Nacra, vitória de Beto Pandiani. Já na classe Tornado, vitória de Tomas Hotmester, seguido por Nelson Fiedler/Mario Barilla, todos da BL3.

A classe Snipe teve os seguintes resultados: Mário Sérgio de Jesus Junior/João Paulo da Silva - GVI (1º lugar), Fábio Bocciarelli/Marina Bocciarelli – BL3 (2º lugar) e José Roberto de Jesus/Binho de Jesus - GVI (3º lugar). Na classe Dingue, Paulo Henrique dos Santos Silva, do Projeto Ventos e Velas – São Sebastião, foi o campeão, seguido por Gabriel Corrêa/Givago Pontes – São Sebastião.


Na classe Byte, o primeiro lugar foi para Roberto Pontes de Mattos; em segundo, Jefferson dos Santos e, em terceiro, Laleska Leandro, todos de São Sebastião (SP). Pela classe Laser, vitória de Rafael Carvalho, do Yacht Clube Paulista, seguido por Luan Ferrari (São Sebastião) e Carlos Bolina (Escola de Vela de Ilhabela).


Redação Bombarco
Foto: Divulgação


Confira Veleiros à venda nos Classificados Bombarco