Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Notícias

Ventos fracos atrapalham regatas de abertura da Semana Brasileira de Vela

17/02/2011
Compartilhar

A Semana Brasileira de Vela começou, na tarde desta quarta-feira, 16, no Iate Clube de Santa Catarina, na praia de Jurerê, com algumas surpresas. Os ventos fracos, de 8 a 10 nós, apontaram resultados pouco esperados. As classes Hobie Cat 16 e Lightning conseguiram realizar duas regatas, enquanto a Snipe e a Sunfish fizeram apenas uma.

Na classe Sunfish (disputada com barcos da Laser Radial), o velejador catarinense Henrique Back, de 21 anos, aproveitou a falta de vento e o conhecimento da raia para vencer a única regata do dia. Outra surpresa foi a segunda colocada, Mônica Matschinske, de Niterói, que superou 25 homens.

Na classe Snipe, os favoritos Alexandre Paradeda e Bruno Bethlem não conseguiram bom resultado. A dupla Paulo Santos e Rodrigo Inácio venceu a única regata do dia. A família Buckup garantiu as duas regatas da classe Lightning.

Na classe Hobie Cat 16, a surpresa foi a dupla José Roberto de Jesus e Anderson Souza Brandão, de Ilhabela. A parceria favorita ao título da seletiva Bernardo Arndt e Bruno Oliveira ficou em terceiro.

A primeira semana reúne, até este domingo, 95 velejadores inscritos em 62 barcos. Estão previstas 11 regatas, com dois descartes, sempre começando ao meio-dia. O recorde de participantes foi confirmado na classe Sunfish com 33 embarcações na raia. Nesta categoria, os velejadores utilizam equipamentos da Laser Radial, já que não existem barcos com essas especificações no Brasil.

Atletas disputam em duas classes

As disputas na Lightning prometem apresentar alto nível técnico até domingo. As tripulações de Cláudio Biekarck, Mário Buckup, Diego Mello e Bruno Prada duelam na raia na praia do Jurerê. Bruno Prada, proeiro de Robert Scheidt na Star, quer confirmar a vaga no Pan na Lightning, apesar da concorrência. O velejador está competindo ao lado de Juan de La Fuente e Nicolas Brancher.

O medalhista olímpico de Pequim 2008 participará de toda Semana Brasileira de Vela. Depois das regatas da Lightning, Bruno Prada compete na Star ao lado de Robert Scheidt.

Outro medalhista que fará campanha em duas classes diferentes na Semana Brasileira de Vela é o gaúcho Alexandre Paradeda. O campeão do Pan do Rio 2007 na classe Snipe está inscrito para as regatas de 470 na semana que vem. O velejador garante estar focado e preparado para competir em classes diferentes.

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto:
Fred Hoffmann / ZDL