Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Vida marinha precisará nadar mais para sobreviver a mudanças climáticas

Notícias

Vida marinha precisará nadar mais para sobreviver a mudanças climáticas

06/12/2011
Compartilhar

De acordo com o estudo, “The Pace of Shifting Climate in Marine and Terrestrial Ecosystems”, realizado por um grupo de pesquisadores australianos, a vida no mar terá que enfrentar crescentes pressões de adaptações, ou terá que passar por mudanças para evitar o risco de extinção. Essas mudanças podem ocorrer especialmente nos oceanos Índico, Pacífico Ocidental e Oriental, e no subártico.

Outros dados do estudo indicam que as espécies que encontrarem dificuldades de adaptação nas águas, que ficarão cada vez mais quentes por conta das alterações climáticas, terão que nadar mais rápido e mais longe para encontrar um novo local para viver.

Foram examinados a velocidade da mudança climática (as mudanças geográficas das faixas de temperatura ao longo do tempo), e as mudanças sazonais da temperatura (da terra e do mar). O resultado mostrou que as duas medidas foram maiores para os oceanos, em determinadas latitudes, mesmo com o fato de que os oceanos tendem a aquecer mais lentamente do que o ar sobre a terra.

Com o aquecimento global atual, animais e plantas terrestres migram cerca de seis quilômetros por década. Já as criaturas marítimas terão que se mover várias vezes mais rápido para encontrarem as condições ideais da temperatura da água e de modo de vida.

 

Redação: Bombarco
Fonte: Exame.com
Foto: Divulgação