Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Volvo Ocean Race – Primeiro barco deverá chegar ao Brasil no dia 06 de abril

Notícias

Volvo Ocean Race – Primeiro barco deverá chegar ao Brasil no dia 06 de abril

29/03/2012
Compartilhar

A chegada dos barcos em Itajaí, ao final da disputa da quinta perna da Volvo Ocean Race, deverá sofrer um atraso. Isso porque, até o momento, o único barco que ainda não teve problemas durante a travessia entre a Nova Zelândia e o Brasil foi o Groupama, que lidera a etapa. Mesmo assim o veleiro francês deverá chegar a Santa Catarina apenas no dia 06, e não no dia 04 de abril, como estava previsto.

Essa é a etapa mais longa da competição, quando os veleiros devem vencer 12.424 quilômetros em um percurso que envolve altas ondas e os ventos dos mares sul, além da passagem pelo temido Cabo Horn. Nesta edição, além das condições naturais difíceis, as equipes também têm sofrido com danos nos veleiros e lesões nas tripulações.

O primeiro a enfrentar problemas no veleiro foi o Abu Dhabi, que logo depois da partida para a quinta perna precisou voltar para o porto em Nova Zelândia com uma rachadura em uma antepara. Depois dos reparos, o veleiro voltou para a competição e está a 1.300 milhas náuticas do líder, porém com a vantagem de não precisar mais parar.

Situação diferente é a do segundo colocado na etapa, o Puma, que está com o veleiro intacto, mas sofre com problemas de lesões em sua tripulação. O proeiro Casey Smith machucou as costas em uma troca de velas e o timoneiro Thomas Johanson deslocou o ombro após ser derrubado por uma onda. Ambos seguem em recuperação.

Já o Telefónica, terceiro colocado na etapa, sofreu no último final de semana com a delaminação (quando as camadas de fibra de carbono que formam a estrutura do barco se rompem) no casco causada pelo choque com uma onda gigantesca. Os danos são tão sérios que os espanhóis já anunciaram uma parada em Ushuaia, na Argentina, para os devidos reparos no barco.

O mesmo acontece com o Camper, em quarto na disputa desta perna. O time tem problemas com uma antepara (peça que fica transversal ao barco e garante sustentação estrutural) que rachou durante a prova. Agora a equipe segue em direção a Puerto Montt, no Chile, também para fazer reparos.

Também com problemas no veleiro, o Sanya já está oficialmente fora da disputa da quinta perna. O veleiro precisou retornar para a Nova Zelândia para passar por reparos e não virá para o Brasil, seguindo direto para Miami, nos Estados Unidos, para onde a flotilha seguirá depois que deixarem Itajaí.

 

Veja também:

 

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: Paul Todd / Volvo Ocean Race