Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Volvo Ocean Race – Puma larga na frente no início da oitava perna

Notícias

Volvo Ocean Race – Puma larga na frente no início da oitava perna

11/06/2012
Compartilhar

A oitava etapa da Volvo Ocean Race, campeonato de volta ao mundo em barco à vela, recomeçou neste domingo com o Puma liderando a frota rumo ao Atlântico. Os velejadores saíram de Lisboa com destino à cidade de Lorient, na França. A regata deve enfrentar logo de cara uma tempestade que se aproxima com o potencial de determinar o sucesso ou derrota das equipes.

Depois de um curto percurso no Rio Tagus, em Lisboa, onde Luís Figo, lenda do futebol português, rendeu um momento inesquecível ao saltar da popa do barco do Abu Dhabi Ocean Racing, os seis barcos da competição retomaram a corrida e devem navegar 1.940 milhas náuticas até a linha de chegada.

Apesar da oitava perna ser o trecho mais curto da corrida até o momento, ela promete não ser fácil. As equipes terão que enfrentar condições de alta pressão nos Açores e, logo em seguida, ventos potencialmente fortíssimos causados pelo sistema de baixa pressão do Atlântico Norte, o que não deixará margem para erros de quaisquer dos times.

Nesta fase da competição, em que restam apenas quatro oportunidades de obter pontuação e somente 23 pontos separam as 4 equipes líderes, o resultado final vai depender do quanto cada equipe está disposta a arriscar.

O Groupama, vencedora da corrida portuária em Oieiras, no sábado, continua no topo da classificação geral, mas está apenas oito pontos à frente do Telefónica, segundo colocado da competição. O estivador do Groupama, Charles Caudrelier, disse que poder cruzar a linha de chegada em casa em frente à milhares de torcedores locais será a realização de um sonho, mas que, apesar de a equipe ser líder no momento, esta é uma posição que será difícil manter até o final.  “É um sonho que pode ser destruído num piscar de olhos por equipes como o Puma ou pelo Telefónica, por exemplo; principalmente o Puma que está indo muito bem agora. O nosso objetivo é vencer a próxima etapa, mas será difícil”, disse Caudrelier.

Essa é a primeira vez na história da competição que quatro equipes têm, ao mesmo tempo, chances reais de vencer restando apenas 10 dias de percurso offshore.

Regata do Porto

O Groupama venceu neste sábado, (9), a Oeiras Regata do Porto da Volvo Ocean Race em Lisboa, e aumentou para oito pontos a vantagem sobre os espanhóis do Telefonica, últimos colocados na regata. O time francês venceu a regata em frente à famosa Torre de Belém em um pouco mais de uma hora. O Puma ficou na segunda posição chegando 22 segundos depois. O pódio foi completado pelo Camper. Em quarto ficou o Abu Dhabi, seguido por Sanya e Telefónica.

A equipe espanhola voltou a abusar dos erros e ficou em último pela quarta vez em uma regata de porto. Logo na largada, os espanhóis foram penalizados pelos árbitros após uma manobra irregular. Como se não bastasse, os antigos favoritos ao título perderam velocidade por um problema em uma das velas e cruzaram em sexto, somando apenas um ponto.

Resultado acumulado:

1º - Groupama - 189 pontos
2º - Telefónica - 181 pontos
3º - Puma - 176 pontos
4º - Camper - 166 pontos
5º - Abu Dhabi - 107 pontos
6º - Sanya - 34 pontos


Fontes: ZDL e Volvo Ocean Race
Foto: Paul Todd/Volvo Ocean Race