Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Volvo Ocean Race - Puma vence última regata da edição 2011/2012

Notícias

Volvo Ocean Race - Puma vence última regata da edição 2011/2012

10/07/2012
Compartilhar

A Volvo Ocean Race 2011/2012 terminou no último sábado (7), em Galway, na Irlanda, com a Regata do Porto Discovery Ireland. A vitória da prova de aproximadamente uma hora foi do norte-americano Puma, seguido pelo Camper, Telefónica, Groupama, Abu Dhabi e Sanya. O resultado não alterou a classificação geral e o campeão desta edição foi o francês Groupama, que totalizou 253 pontos. As chamadas In-port Races são realizadas em todas as cidades-sede da Volta ao Mundo e podem ser assistidas pela população gratuitamente em molhes, decks ou na Vila da Regata. O mesmo sistema será mantido para a próxima edição, marcada para 2014/15.

A Regata do Porto deu mais seis pontos ao Puma, que finalizou o campeonato em terceiro lugar com 226 pontos. O desempenho da equipe de Ken Read em provas deste tipo foi especial, ficando fora de apenas um pódio das dez regatas de porto. "Tem um sabor muito doce vencer a última do ano", diz o comandante. "Ganhar uma prova contra os melhores do mundo é especial. Fechamos bem essa edição".

Porém, quem mais fez festa foi Franck Cammas do Groupama. Os campeões desta edição comemoram muito o título antecipado em Galway. "Com certeza é um grande sonho. Todos estão felizes pelo título. Nós não esperávamos que isso pudesse acontecer. Foi uma grande surpresa", revela Cammas. "O segredo foi simples: como estávamos atrás desde o começo, conseguimos aprender e corrigir os erros para chegar em Galway com a vitória no geral".

A Vila da Regata em Galway recebeu milhares de pessoas, assim como em Itajaí, no Brasil, no mês de abril. Por isso, a parada brasileira está cotada para a próxima edição. O processo de escolha está na quarta etapa e 35 cidades ainda estão concorrendo. A decisão final será conhecida apenas em dezembro ou início de 2013.

Durante a parada da regata em Itajaí, em abril, o CEO da VOR, Knut Frostad, afirmou à imprensa que o município somente não participará das próximas edições se não quiser. O presidente do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí, Amílcar Gazaniga acredita que o sucesso da regata na cidade foi possível devido ao engajamento da sociedade como um todo no processo de realização. "O êxito obtido somente foi alcançado devido à união entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade, que apoiou e trabalhou junto com os organizadores antes e durante a realização da regata", afirma.

A próxima edição da regata terá início em 2014 e vai ser disputada com barcos de 65 pés todos desenhados pela Farr Yacht Design e construídos por um consórcio europeu de estaleiros.

Resultado acumulado:

1º - Groupama - 253 pontos
2º - Camper - 231 pontos
3º - Puma - 226 pontos
4º - Telefónica - 213 pontos
5º - Abu Dhabi - 131 pontos
6º - Sanya - 51 pontos

 

Fonte: ZDL
Fotos: Ian Roman/Volvo Ocean Race