Sua mensagem foi enviada com sucesso!
WWF-Brasil entrega abaixo-assinado que pede criação de unidade de conservação em Bertioga

Notícias

WWF-Brasil entrega abaixo-assinado que pede criação de unidade de conservação em Bertioga

31/03/2010
Compartilhar

Ação promovida pelo WWF-Brasil na Internet, reuniu mais de cinco mil assinaturas no documento que pede a criação de área protegida no município de Bertioga, litoral Norte paulista.

O abaixo-assinado foi entregue ao secretário estadual de Meio Ambiente de São Paulo, Xico Graziano, ontem (30), em evento, realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, no Parque Villa Lobos, na capital.

O documento ressalta a necessidade de conservação da restinga, mangues e outros ecossistemas presentes na área por meio de uma unidade de conservação (UC), tendo em vista a fragilidade desse ambiente, a importância biológica, paisagística e cultural e o crescimento da ocupação urbana no local.

Na ocasião da entrega, o secretário anunciou a criação de duas unidades de conservação na Mata Atlântica, os Parques de Itapetinga e Itaberaba – ambos na região da Serra da Cantareira – e decretou a limitação administrativa provisória, ou seja, o congelamento da área de 8.025 hectares proposta para a área protegida em Bertioga.

Isso significa que a área fica bloqueada para atividades que impliquem em degradação ambiental, corte raso de floresta ou vegetação nativa e implantação de áreas de reflorestamento para fins comerciais.

O WWF-Brasil apoiou a criação dos Parques de Itapetinga e Itaberaba por meio da elaboração do protocolo dos estudos técnicos das áreas e apoia desde o início a criação da unidade de conservação em Bertioga com a realização dos estudos da importância ecológica da região.

Para saber mais e participar da ação que continua recolhendo assinaturas criação visite a página http://www.wwf.org.br/?24040/WWF-Brasil-lanca-abaixo-assinado-por-unidade-de-conservacao

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.


Redação Bombarco
Fonte: WWF-Brasil