Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Primeiro Barco

5 dicas para comprar seu primeiro barco

30/08/2016
Compartilhar
Muitas vezes a ideia vai e vem na cabeça, comprar ou não uma embarcação?! As vantagens são claras e estão sempre diretamente ligadas ao bem estar, diversão e tranquilidade. Sendo assim, vamos apresentar cinco dicas para comprar seu primeiro barco.

1 – Objetivo e finalidade

Tenha em mente, de maneira bem clara, para qual função pretende ter um barco. Com isso, será mais fácil decidir o tipo, tamanho, modelo, valores que valem a pena ser investidos, as distancias que almeja navegar e a quantidade de pessoas que pretende ter a abordo.
 
De maneira geral, a aquisição de um barco tem como objetivos: entretenimento (passeios e esportes aquáticos), momentos familiares, encontros com amigos ou de negócios, pesca esportiva ou profissional ou interesse em ter um meio opcional de locomoção. 

2 – Modelos 

Antes de comprar uma embarcação, é interessante conhecer todos os tipos de barcos, escolher a propulsão principal, a motor ou a vento, e os documentos necessários para poder pilotar a embarcação escolhida. No geral os tipos mais comuns de embarcação são: motos-aquáticas, veleiros, lanchas e barcos de pesca.

Todos atendem as principais necessidades de uma primeira aquisição, possibilitando conhecer os prazeres de navegar.

3 - Habilitações 

Para pilotar qualquer tipo de embarcação, assim como os carros e motos, é necessário habilitações especificas. Para as embarcações, os tipos de habilitação são: motonauta; arrais amador; mestre amador e capitão amador. Cada uma das carteiras estabelece distancias e tipos de embarcações que pode ser pilotada pelo portador.

O processo para tirar habilitação é bem simples e de responsabilidade da Capitanias dos Portos (órgão emissor, sob responsabilidade da Marinha do Brasil). Os cursos de capacitação para os testes são realizados por escolas náuticas (semelhantes a auto escolas).    

4 – Onde navegar

Parte da escolha de qual embarcação comprar também está envolvida onde são as principais pretensões de se navegar; mar, rios, represas. Para cada tipo de água navegável, um tipo de casco, motor e estrutura é mais recomendado. Sendo assim, saber onde vai querer navegar, ajuda muito na hora de decidir qual barco comprar. 

Exemplo: em mar aberto, sugere-se que o casco seja mais alto e resistente. Esse detalhe melhorará a segurança, o desempenho e a durabilidade da embarcação.     

5 – Valores

O tipo de embarcação está diretamente ligado ao tamanho do bolso e interesse em investir. Existem opções de todos os tamanhos e valores, o que define a melhor compra é o objetivo em usar sua embarcação. Em números, é possível comprar uma pequena embarcação para pesca por 10 mil reais e não há limites para os valores e possibilidades que uma embarcação pode oferecer.    
 
Agora você já pode navegar em nosso site e pesquisar todas as opções disponíveis para sua primeira aquisição. O site Bombarco reúne ofertas de grandes marcas e revendas do mundo náutico.  

> Consulte o preço de lanchas na Tabela Bombarco

> Encontre diversos modelos de lanchas à venda nos Classificados do Bombarco!

Redação: Bombarco
Foto: Divulgação