Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Primeiro Barco

Barcos de pesca - Dicas de Renan Nakamura

13/07/2015
Compartilhar

Se você está começando a se aventurar na pesca esportiva, já deve ter se perguntado qual o barco mais indicado para suas pescarias. Pensando nisso, o Bombarco foi conversar com quem realmente entende do assunto para te explicar quais são essas lanchas.

Renan Nakamura, pescador esportivo e consultor da Magic Fishing School, consultoria de Nelson Nakamura especializada em cursos de pesca, nos explicou que as principais modalidades são: pesca com iscas naturais e pesca com iscas artificiais. Existem barcos para as diferentes modalidades seja qual for o local: represa, rio, açude, lagoa, mar ou manguezal, contanto que tenha acesso para descer o barco (termo usado pelos pescadores para o ato de colocar a embarcação na água pela rampa).

Começando pelo modelo bassboat  que foi desenvolvido para a pescaria da espécie black-bass (peixe conhecido como largemouth bass por causa da boca larga), mas, também se adapta muito bem para pesca esportiva de outras espécies com uso de isca artificial.

Então, atualmente o bassboat é o barco específico para pesca esportiva com iscas artificiais em águas abrigadas. É uma embarcação com amplo espaço de caixas secas, ótimo espaço para pescar e conforto na navegação. Algumas marcas de bassboat são: Quest, Megabass e Fibralar

Os mais usados para pesca esportiva, no entanto, são os barcos de alumínio em função do preço acessível e da boa preparação interna para esse estilo de pescaria. Existem dois tipos de casco para os barcos de alumínio: com casco em V - é próprio para o rompimento de ondas, possibilita navegação confortável, mesmo em águas mais agitadas, enquanto proporciona boa estabilidade lateral, essencial para a prática da pesca esportiva. E, o casco com fundo semichato (ou semi V) que proporciona ótima navegabilidade e estabilidade mesmo em repouso, mais indicado para águas calmas de rios ou represas, tornando-se ideal para a prática da pesca com iscas artificiais ou naturais. Algumas marcas de barcos de alumínio são: Fluvial Náutica, Levefort e Multináutica.

Para a prática da pesca com isca natural a indicação é um barco com mais cadeiras para que, quando parado, ofereça maior conforto. Há ainda as embarcações para pesca de corrico, considerada a verdadeira pesca oceânica, principalmente usada para pescar peixes de bico como o marlim azul.

A pescaria de corrico é aquela feita com uma linha a reboque com a embarcação em movimento. Para que um marlim fisgue a isca, por exemplo, a lancha tem de navegar a cerca de 10 nós, sem parar.

> Consulte o preço de lanchas na Tabela Bombarco


> Encontre diversos modelos de barcos de pesca à venda nos Classificados do Bombarco!


Redação Bombarco
Foto: Arquivo pessoal