Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Primeiro Barco

Capotas para barcos: tipos e cuidados que você precisa tomar

1º Barco 05/12/2012
Compartilhar

Quem escolhe uma lancha open ou com flybridge vai, em algum momento, precisar de uma capota para se proteger do sol intenso ou de uma chuvinha chata. Os modelos de toldo dependem do uso que você vai fazer, do seu barco e do clima que vai enfrentar. Para te ajudar a escolher conversamos com o pessoal da Enig Mar, empresa especializada em capotas para barcos.

Tipos de capotas

O modelo mais simples é a bimini, que protege a tripulação do sol, mas não fecha as laterais da embarcação, permitindo a circulação de ar. Ideal para dias quentes e de sol intenso. Pode ser instalada com facilidade, graças à estrutura articulada, em veleiros, lanchas pequenas e no flybridge.

Outros modelos são as capotas que permitem que você feche toda a área ou uma parte  específica da lancha, conhecidas como camper, dodger ou dog house. Elas formam uma espécie de barraca perfeita para dias de frio ou chuva. A dog house protege apenas a entrada da cabine, enquanto a dodger permite que você proteja também o cockpit.

Material

Os materiais mais utilizados são a lona acrílica ou o poliéster, ambos com proteção UV. A lona acrílica é um pouco melhor, especialmente porque dura mais. O tempo útil de uma capota varia bastante depende das condições climáticas e dos cuidados com o item, mas, em média, a de lona acrílica dura até cinco anos, enquanto a de poliéster dura cerca de três anos.

Cuidados

Para garantir que a capota do seu barco mantenha um bom estado é preciso tomar alguns cuidados na manutenção. É aconselhado não guardar o toldo quando ele estiver molhado, secando-o antes de recolher, sempre que possível.

A limpeza pode ser feita a seco ou com sabão neutro. Se utilizar uma escova, ela deve ser macia e os movimentos devem ser feitos somente no sentido do fio, nunca faça movimentos circulares.

Preço

Os valores variam de acordo com o modelo e o material, indo de R$480,00, uma capota estilo bimini de poliéster, até R$ 2.100,00, uma dog house de lona de acrílico. A instalação é fácil e pode ser feita por quem compra a peça sem problemas.

Serviço

Enig Mar
Endereço: Rua Domício Correia, 75 - Maria Paula, São Gonçalo
Tel.: (21) 2627-7029 / 7862-3860 / ID 83*70431
E-mail: enigmar@enigmar.com.br
Site: http://www.enigmar.com.br

 

Marília Passos para Bombarco
Fotos: Divulgação/Enig Mar