Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Primeiro Barco

Como escolher e cuidar das defensas do barco

1º Barco 13/06/2014
Compartilhar

Ter um barco e poder navegar frequentemente é um verdadeiro privilégio, mas toda embarcação requer cuidados essenciais. No caso do casco do barco, as defensas são acessórios imprescindíveis para evitar o choque contra outras embarcações ou mesmo o píer, quando o barco está atracado.

Elas funcionam como um amortecedor, mas, para que elas sejam eficientes é preciso que você faça a escolha do modelo certo para o seu barco. E a principal determinante nessa escolha é o tamanho do barco.

Fernando Kraljevic, gerente comercial da Smartpier, explica que cada embarcação exige um modelo específico de defensa e o ideal é usar de duas a três defensas em cada lateral do barco. Se você tem um barco de 10 pés uma defensa é uma boa referencia, mas o ideal é considerar no mínimo três defensas para barcos com mais de 20 pés. Quanto maior a embarcação mais defensas serão necessárias.

A Regatta Yachts dá indicações de qual modelo ideal para cada embarcação:

Tamanho do barcoModelo indicado de defensa Polyform
Até 10 pésG-1, A-0
de 10 a 20 pésG-2, G-3, S-1, A-0
de 20 a 30 pésG-4, g-5, HTM-1, HTM-2, F-1, F-02, F-2, F-3, A-1
de 30 a 40 pésG-6, HTM-3, HTM-4, F-4, F-5, F-6, A-2, LD-2
de 40 a 50 pésHTM-4, F-6, A-3, LD-3
de 50 a 60 pésF-7, F-8, A-4
de 60 a 70 pésF-8, F-10, F-11, A-5
Acima de 70 pésF-11, F-13, A-5, A-6


.

Tamanho do barcoModelo de defensa Fendress
de 60 a 65 pésFEN000001
de 65 a 70 pésFEN000002
de 70 a 80 pésFEN000003



As mais comuns e fáceis de encontrar no Brasil são as defensas cilíndricas, esféricas e retangulares. Na Smartpier é possível encontrar defensas que variam de R$ 200,00 a R$ 300,00.

Onde e como colocar

As defensas devem ser fixadas da seguinte maneira: a primeira na parte mais larga do barco (boca), a segunda entre a primeira e a popa do barco e a terceira entre a primeira e a proa.

O gerente do departamento de atacado da Regatta Yachts, Carlos Ney Ribeiro, explica que “há suportes removíveis especiais para amarrar as defensas, que são projetados para lidar com a pressão de condições difíceis ou de maré”.

Ribeiro aconselha, ainda, a nunca encostar as defensas na superfície quando elas estiverem penduradas, “pois elas podem ser empurradas para cima, de acordo com o movimento do barco”.

Outra dica importante do gerente de atacado é “amarrar as defensas o mais baixo possível, isso vai garantir que elas permaneçam entre o casco e o cais”.

Cuidados com as defensas

Além do uso correto, os acessórios também precisam de manutenção correta.

Eliton Selinger, diretor da empresa Barco Novo, aconselha a verificar sempre a calibragem das defensas para que não fiquem murchas , o que pode causar a perda de eficiência. Ou ainda, não deixe-as muito infladas, pois elas podem estourar quando forem prensadas ao barco.

Mantê-las bem amarradas ao barco é um dos cuidados primordiais para Kraljevic. Além disso, o especialista afirma que a limpeza dos acessórios é tão importante quanto qualquer outro cuidado.

Para manter as defensas sempre limpas Selinger afirma que o uso do sabão neutro é indispensável. Já Ribeiro é mais específico e indica alguns produtos como “Bote Limpo” ou “Limpa Porão”, e após o processo, recomenda o uso de outro produto o “Protetor de Bote”. Todos os itens podem ser encontrados no site ou nas lojas físicas da Regatta.



Curta a página do Bombarco no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado náutico!



Fabiana Lima para Bombarco
Fotos: Divulgação