Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Primeiro Barco

Cuidados com a vela

1º Barco 21/11/2012
Compartilhar

Além do seu talento como velejador, uma boa vela faz toda diferença no desempenho do seu veleiro durante uma regata, viagem ou um passeio, mas, para que sua vela se mantenha em boas condições, você precisa tomar alguns cuidados com o equipamento. Aqui vão algumas dicas de quem entende do assunto, os velejadores Cintia Knoth* e Marcio Finamore**.

 

Exposição ao sol

Os tecidos dos quais são feitas as velas, dracon e prolan, são bastante sensíveis ao sol, então, o ideal é proteger as peças quando não se está velejando. Para não ter que guardar as velas toda vez que atracar, o ideal é usar uma capa de acrílico com proteção UV.

Em alguns casos, como na genoa, explica Knoth, a vela já vem com uma faixa de acrílico costurada nela, então é só enrolar, que a vela fica protegida dentro dessa faixa.

 

Limpar e guardar

Não se pode guardar a vela salgada, avisa Finamore, pois o sal absorve água e, se a vela ficar úmida, pode criar mofo. Logo, nada de guardar a vela molhada também, o ideal é deixá-la secar na sombra ou no sol fraco. Na hora de lavar, use apenas água, detergente e uma escova bastante macia.

 

Reparos

Knoth também atenta para a necessidade de sempre checar pequenos rasgos na vela ou problemas na costura, pois quanto antes você mandar para uma velaria para arrumar melhor. Mas a velejadora avisa que não vale a pena mandar arrumar a vela quando o tecido estiver muito frágil.

Finamore explica que quanto menos uma vela bate, paneja mais tempo ela dura. “Bujas e genoas duram muito menos que as grandes, porque batem mais”

As velas podem durar anos quando bem cuidadas: a do veleiro de Cintia a acompanha há sete anos e apenas agora vai ser trocado, mas continuará guardada como reserva graças a seu bom estado, em caso de um imprevisto.



*Cintia Knoth é tetracampeã brasileira e campeã sul-americana de 470; representou o Brasil nos Jogos de Seul 1988 na classe 470; e é proprietária e professora da CL Vela.

** Marcio Finamore é velejador há anos e venceu a Rolex Ilhabela Sailing Week 2012 na classe ORC 700, com o veleiro Prozak, representando o Sailing Center.



Marília Passos para Bombarco
Fotos: Bruno Cocozza/Bombarco