Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Primeiro Barco

Diário de Bordo

10/04/2015
Compartilhar

Conhecer bem o próprio barco e seus equipamentos é muito importante para ter uma boa experiência náutica. Muito se aprende na entrega técnica e lendo o manual do proprietários, mas o verdadeiro conhecimento vem da prática. Apenas navegando, você saberá como seu barco se comporta, quantas milhas ele faz um litro de combustível, quais são suas peculiaridades. E, registrar essas informações é uma prática importante e recomendada.

Crie um diário de bordo, analógico ou eletrônico, e comece já a anotar os detalhes de suas navegações.

Listamos cinco coisas que não podem ficar de fora do seu logbook. Confira:

1 - Rota
Sempre registre o ponto de partida, destino e paradas, além de detalhes sobre o lugar, como tipo de fundo, condições de mar em determinada época, movimentação de outros barcos. Essas informações ajudarão no futuro a escolher um destino para o passeio e poderão até ser compartilhadas com outros navegadores.

2 - Desempenho
Anote também quantas milhas seu barco faz com litro, sempre atento ao número de pessoas a bordo e outras coisas que podem influenciar no peso. Fique de olho nas rotações e na velocidade. Assim, você pode descobrir qual o melhor cenário de navegação para a sua lancha e otimizar o consumo de combustível.

3 - Manutenção
Manter um calendário com data de revisão e manutenção do motor é essencial, mas também vale para outros equipamentos, de geradores a mangueiras. Saber o que foi feito no barco e quando é importante tanto para manter o barco em bom funcionamento quanto para informar um possível futuro comprador.

4 - Problemas
Se seu barco apresentar qualquer problemas, registre em detalhes a situação e como ela foi resolvida. Assim, você aprende a lidar com o problema se ele voltar a acontecer e pode explicar melhor o que aconteceu para seu mecânico, vendedor ou estaleiro.

5 - Situações
A melhor parte de navegar é viver novas experiências no mar, não é mesmo? Não deixe de registrar um evento interessante vivido a bordo, como um encontro com um barco amigo, com animais marinhos ou a sua própria evolução como capitão.

Se o registro tiver imagens para acompanhar, melhor ainda! E quem sabe um dia seu diário de bordo não vira um livro?

  • Confira as barcos à venda nos Classificados Bombarco!


  • Marília Passos para Bombarco
    Foto: Banco de Imagens