Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Primeiro Barco

Dicas para comprar o 1º veleiro

1º Barco 04/12/2013
Compartilhar

Você descobriu o velejador dentro de você e está se preparando para comprar seu primeiro veleiro? O Bombarco conversou com alguns especialistas na compra e venda de barcos e destacou dicas para garantir que sua primeira experiência com um barco a vela comece de vento em través.

Tamanho e tipo


Mesmo que você tenha o desejo de participar de regatas (corridas de veleiros), comece com um modelo de cruzeiro, mais focado no conforto que na velocidade. Os veleiros de regata, HPE 25 e C30, por exemplo, são muitos rápidos e ideais para quem quer competir em classes de monotipos velozes, mas com um veleiro de cruzeiro, você se adaptará mais facilmente à vida a bordo e nada impede que você se inscreva em algumas regatas. Muitos veleiros e velejadores de cruzeiro disputam provas como a Rolex Ilhabela Sailing Week e a REFENO.

E comece pequeno. Não precisa ser um dingue, mas um veleiro entre 20 e 30 pés é ideal para quem nunca teve um barco antes. Um barco até 30 pés é grande o suficiente para acomodar confortavelmente uma tripulação pequena e não é tão difícil de comandar.

> Encontre diversos modelos de veleiros à venda nos Classificados Bombarco!

Novo ou Seminovo?


Barcos novos ou seminovos, sejam veleiros ou lanchas, têm suas vantagens e desvantagens e você precisa decidir qual dessas opções se encaixa melhor na sua situação. Um barco novo é mais caro, mas vem com um histórico zerado e você conta com a garantia de que se algo não estiver de acordo com o que você esperava, o estaleiro resolverá a situação.

Já com o barco seminovo, você não tem como conhecer a procedência dele e precisa submetê-lo à avaliação de um especialista para garantir que não tem nenhum problema mascarado. Mas o preço fica significantemente menor e ainda é possível conseguir financiamento, se a compra for feita em uma loja ou com um broker PJ.

Fique de olho na revenda!


Trocar de barco é muito comum, você dificilmente passará a vida toda com o mesmo veleiro. Por isso, considere quão difícil será passar para frente no futuro a embarcação que você está considerando comprar.

O broker Edmar Alves, da Mar & Vela, explica que o ideal é dar preferência aos modelos mais novos e com até 30 pés, pois os veleiros seminovos maiores tendem a ser mais difíceis de revender.

Faça um test-drive!


Comprar um barco sem testar não deve passar pela sua mente, pois não tem melhor maneira de checar se está tudo certo com ele nem de saber se este é mesmo o veleiro certo para você.

Coloque o veleiro na água e leve com você um amigo velejador e/ou um profissional para analisar também a navegação. Aproveite e esclareça suas últimas dúvidas com o vendedor!


> Confira os veleiros à venda nos Classificados do Bombarco!


Curta a página do Bombarco no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado náutico.

Marília Passos para Bombarco
Fotos: Divulgação/Beneteau e Bruno Cocozza/Bombarco