Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Primeiro Barco

Material de salvatagem e caixa de primeiros socorros

1º Barco 02/10/2009
Compartilhar

Material de Salvatagem


Bóias, coletes salva-vidas, sinalizadores, rádio VHF fixo e portátil, extintor de incêndio, bússola, âncora, amarras, cabos, âncoras, lanternas, caixa de primeiros socorros são alguns dos principais itens do equipamento de salvatagem. O material exigido pelo Departamento de Portos e Costas da Marinha é relativo ao tamanho e ao tipo de navegação que se pretende com o barco.

Embarcações grandes e de navegação oceânica, por exemplo, precisam de equipamento mais completo. De qualquer modo, é importante frisar que alguns itens de uso individual, como colete salva-vidas, devem ser sempre em número suficiente para todos os tripulantes. Quem utiliza o barco a mais de 20 milhas (37 quilômetros) da costa, não pode deixar de levar balsa de abandono. Outra coisa importante, é observar os prazos de validade do equipamento, que deve ser checado anualmente. A bandeira nacional (uso obrigatório) deve ser substituída sempre que estiver em mau estado.

A lista completa, de acordo com cada categoria, está no site www.dpc.mar.mil.br, na página das Normas da Autoridade Marítima (Normam).

Caixa de primeiros socorros


Nela não pode faltar pomada para queimaduras de sol, pílulas contra enjôo, analgésico, protetor solar, agulha e pinça para a retirada espinhos de ouriço e coisas do tipo, protetor solar, anti-inflamatório, anti-alérgico, anti-séptico para ferimentos, gaze, ataduras, esparadrapo, algodão, álcool, soro fisiológico, entre outros. Importante checar sempre o prazo de validade dos medicamentos.

Marinharia, ferramentas, peças de reposição e eletrônicos


É sempre bom ter a bordo um pequeno “enxoval” de marinharia, com espias, manilhas, defensas, cabos de reserva, âncora sobressalente, cartas náuticas atualizadas e capas de chuva.

A caixa de ferramentas deve conter jogos completos de chaves de fenda e Phillips (pelo menos quatro chaves em cada jogo); jogo de chaves de boca; de estrela e de cachimbo (de 6 a 24 mm); jogo de chaves Allen; chave inglesa com abertura máxima de 12”; grifa, alicate de pressão e de bico fino, martelo, lima, arame e pinça.

É aconselhável ter peças de reposição, sempre úteis nas emergências: filtros de combustível Racor e de motor; correias; rotor de bomba d’água; abraçadeiras; lâmpadas para luzes internas e de navegação; fusíveis para todo o sistema elétrico; material para reparos elétricos como fios, fita isolante, terminais, conectores para emendas; além de silver tape, fita-crepe e silicone de vedação.

Também tenha sempre a bordo pilhas e baterias para abastecer os equipamentos portáteis — GPS e rádio VHF, entre eles — e lanternas.



> Confira empresas especializadas em Artigos Náuticos como Salvatagem no Guia de Empresas Bombarco.


> Consulte o preço de lanchas na Tabela Bombarco

> Pesquise os diversos modelos de lanchas, veleiros, jet skis e barcos de pesca à venda nos Classificados do Bombarco!


Redação: Bombarco
Fonte: Acobar
Foto: Bombarco