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Primeiro Barco

Quanto custa manter um barco?

01/09/2014
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Barcos são despesas, maravilhosas e que valem a pena, mas ainda assim despesas. Afinal, não basta comprar o barco e colocar na água, para mantê-lo funcionando e em bom estado é preciso atracar num lugar seguro, fazer manutenção frequentemente e contratar alguém para cuidar e pilotar o barco, quando não é você mesmo quem assume o comando. Para ter uma ideia de quanto custa, em média, manter uma embarcação que tem, por exemplo, entre 30 e 40 pés, por um ano, colocamos na ponta do lápis todos os gastos. Acompanhe!


Documentação e seguro

Para começar, é preciso estar com os documentos em ordem, então você deve regularizar junto a Capitania dos Portos.

São quatro os documentos essenciais para navegar com tranquilidade: o TIE/TIEM ORIGINAL (Título De Inscrição De Embarcação); o Termo de Responsabilidade, documento que expressa que o proprietário da embarcação se responsabiliza pela mesma para todos os fins; DPEM (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Embarcações ou por suas Cargas) juntamente com o comprovante de pagamento do mesmo, esse documento tem por finalidade garantir os danos pessoais causados por embarcações ou por suas cargas às pessoas embarcadas, transportadas ou não transportadas, inclusive, aos proprietários, tripulantes ou condutores das embarcações e seus respectivos beneficiários ou dependentes, esteja ou não a embarcação operando; e Carteira de Habilitação de Amador (Arrais, Mestre Capitão) do condutor da embarcação.

Cada uma delas tem uma validade diferente, sendo que o DPEM é o único que precisa ser renovado todo ano, o TIE/TIEM tem validade de cinco anos e a Carteira de Habilitação, de 10 anos. O valor gasto com toda a documentação depende do tipo de serviço prestado pelo despachante, a retirada e envio expressos de documentos, por exemplo, podem encarecer o custo final, mas a média do mercado fica entre R$ 380,00 e R$ 600,00. A esse valor é preciso acrescentar o preço dos cursos de Arrais Amador, que em São Paulo, por exemplo, fica em torno de R$ 1.000,00.


> Empresas que podem te ajudar com documentação do barco:
João Galante


Além do Seguro Obrigatório, outro gasto que vale muita a pena é o seguro do barco. Em geral, o valor do seguro varia entre 0,5% e 2,0% do valor da embarcação. Para chegar no preço final, leva-se em consideração os seguintes itens: tipo de embarcação (moto aquática, lancha, veleiro etc.); valor da embarcação; material do casco; comprimento; ano de construção; propulsão; local de guarda (marina, garagem etc.); e área de navegação.


Vagas

O preço de uma vaga numa marina ou num iate clube depende de diversos fatores, desde a demanda/oferta de vagas na região e localização da marina até os serviços oferecidos e infraestrutura. A média brasileira é de R$ 60,00 por pé por mês. O preço varia entre R$ 40,00 a R$ 120,00 por pé por mês.

Preço da vaga por pé por mês

Centro-Oeste: R$ 33,50 (seca) / R$ 31,40 (molhada)
Sudeste: R$ 32,60 (seca) / R$ 30,20 (molhada)
Nordeste: R$ 25,70 (seca) / R$ 24,50 (molhada)
Norte: R$ 22,90 (seca) / R$ 23,90 (molhada)
Sul: R$ 20,10 (seca) / R$ 17,80 (molhada)

*De acordo com o relatório “Indústria Náutica Brasileira - Fatos e Número 2012”, da ACOBAR.


> Veja algumas Marinas e Iates Clubes
Marina Juqueriquerê
Marina Boreste
Sailing Center
Marina Porto Ilhabela
Marina Ondas do Una


Manutenção

A principal peça que precisa de revisão frequente no barco é o motor, mas alguns acessórios, como geradores e aparelhos de ar-condicionado, também precisam de manutenção para continuar funcionado.


Empresas que podem te ajudar com manutenção de motor
Nautimar
Shipmar
Direct Boat


É recomendado que, além de seguir a risca o calendário de revisões de cada motor, o proprietário aproveite esse período que o barco vai passar pelas mãos do concessionário para fazer uma revisão, mesmo que antes do tempo, nos demais itens, como sistema de refrigeração, geradores, baterias, bombas e quadro elétrico, além de uma inspeção visual no casco à procura de algum dano derivado do contato com pedras, troncos ou até mesmo com outros barcos. Importante: mesmo que a quantidade de horas de uso do motor não for atingida, recomenda-se não passar de seis meses sem esse processo de revisão.


>Empresas que podem te ajudar com manutenção de Capotaria e Tapeçaria
Boat Service


O proprietário ainda terá que gastar com a manutenção mensal do barco, funcionar o motor semanalmente, limpar e verificar pequenos reparos para quando ele quiser sair tudo esteja em ordem. Alguns marinheiros são contratados a parte para esse tipo de serviço. Uma média de valor de manutenção considerada para embarcações de pequeno e médio porte é de R$ 800,00 contando com limpeza, peças e pequenos reparos.


Marinheiros

Mesmo para quem prefere pilotar a própria lancha, muitas vezes o salário do marinheiro entra na conta de gastos, pois é esse profissional quem mantém seu barco em ordem e até limpo. Não é possível definir um valor certo do salário base de marinheiros de esporte e recreio, pois a classe, apesar de estar lutando por isto, ainda não tem leis específicas que a regulamentem, mas conversando com alguns marinheiros, a contratação fica no mínimo R$ 1.500,00 podendo chegar a R$ 8.000,00 dependendo do currículo do marinheiro e do tamanho do barco.

Porém quem quiser contratar o serviço de uma saída de um dia, para passeios curtos, o valor fica entre R$ 150,00 e R$ 300,00.


> Veja no Guia de Empresas Bombarco: Despachante Náutico, Marinas e Iates Clubes, Manutenção de motores e Capotaria e Tapeçaria


Marília Passos para Bombarco
Foto: Montagem/Bayliner/Cc-nc.svg: Creative Commons