Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Galápagos é o santuário da vida marinha

Notícias

Galápagos é o santuário da vida marinha

Casos e Contos 30/11/-0001
Compartilhar

Localizado a um quilômetro da costa do Equador, Galápagos surgiu pelo derramamento de lava vulcânica, que há seis milhões de anos fez emergirem das profundezas do Pacífico 14 ilhas e 50 ilhotas. O arquipélago, já visitado e estudado por muitos cientistas, é considerado o santuário da vida marinha no planeta já que ali é o habitat natural de diversas espécies, como: lobos-marinhos, tartarugas, golfinhos, baleias, tubarões, pinguins, além de uma imensidão de espécies de peixes.

Uma série de três episódios exibido pelo canal Discovery Channel mostrou de perto o dia a dia dos animais marinhos do arquipélago. Tartarugas-gigantes, aves de patas azuis, iguanas que nadam e comem peixes e muitos outros animais igualmente curiosos estão ao alcance dos olhos dos visitantes, que, inclusive, é um local controlado por  ser um parque nacional, com oito mil quilômetros quadrados de área de proteção aos cuidados do Governo do Equador.

De acordo com os episódios, as ilhas de Galapágos são a prova da Teoria da Evolução de Darwin. Devido ao movimento das placas continentais, o arquipélago se dividiu em um grupo de ilhas com suas próprias características, correntes oceânicas e clima. As espécies destas ilhas foram obrigadas a se adaptar ou morrer. As carapaças das tartarugas modificaram sua forma para se ajustar ao habitat da ilha em que se encontram; as flores mudaram de cor, para o amarelo, a fim de atrair as únicas abelhas que chegam à região; os tentilhões se modificaram e os cormorões perderam a habilidade de voar e tornaram-se os corvos marinhos.

Mas, todo esse santuário da vida marinha está sobre ameaças de desaparecer nas águas do Oceano. O aumento do nível do mar devido ao derretimento das calotas polares pode ser o maior causador da extinção das espécies daquela região. Em nenhum outro lugar da Terra, os processos da criação e extinção estão tão intimamente entrelaçados.

Matéria baseada na série exibida pelo canal Discovery Channel - http://www.discoverybrasil.com/galapagos/index.shtml

Bruna Sales para Bombarco
Foto: banco de dados
Vídeo:
Globo Reporter enviado por cnilton1