Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Limpeza com consciência ambiental

Notícias

Limpeza com consciência ambiental

Casos e Contos 30/11/-0001
Compartilhar

O que é consciência ambiental? Será que você tem? Nos tempos atuais, ouvimos muito dizer sobre poupar o meio ambiente da degradação e evitar desperdícios.

Um relatório do Programa Ambiental da ONU, divulgado no primeiro semestre de 2009, mostrou que os produtos plásticos, como garrafas, sacos, embalagens de comida, copos, formam a maior parte do lixo encontrado no oceano. Essa pesquisa revelou ainda que em certas regiões, esses produtos correspondem a 80% do lixo encontrado no mar.

Uma alternativa encontrada pela Ecospirit, empresa de soluções ambientais, é a utilização de produtos concentrados. Além de serem biodegradáveis por causa dos seus princípios ativos, que tem como base óleos essencial de limão e laranja, os produtos são concentrados.

Uma parte do produto pode ser diluída na água em até 20 vezes. “Somos de uma família que já fabrica barcos e sempre acompanhamos os marinheiros jogando os produtos químicos e suas embalagens no mar. Porque não desenvolver produtos para a conservação do meio ambiente?”, afirma Felipe Christiansen, da Ecospirit.

Os primeiros produtos da empresa foram lançados no final de 2008, após dois anos de pesquisa. Atualmente, a linha é composta por quatro produtos de limpeza, desenvolvidos principalmente para o uso em embarcações.

De xampú náutico ao limpador de porões e aromatizante e desinfetante de banheiros, todos possuem o mesmo conceito de menos eliminação de embalagens no ambiente. “Queremos que o marinheiro crie o costume de diluir o produto em água. Se fosse um multiuso comum, seriam 200 embalagens do supermercado, que não duvido muito que seriam jogados ao mar, como muitos fazem”, justifica Christiansen.

No caso dos aromatizantes de banheiro, que atua também como desinfetante específico para os encanamentos de esgoto, a empresa possui um sistema automático de dosagem, instalado pela mesma. Desde 2008, o equipamento já vem como item de linha nas embarcações do estaleiro Ferretti.

Mudanças de atitudes
Os produtos biodegradáveis e concentrados nas embarcações são apenas um exemplo do que pode ser feito para contribuir para a preservação do meio ambiente e também da nossa sobrevivência.

Outros pequenos atos nos passeios de barco, como evitar o uso de produtos descartáveis – como utensílios para consumo de alimento, separar o lixo e nunca jogá-lo ao mar, verificar se há desperdícios de matéria prima e esforço humano. Tudo isso ajudará, e muito, o meio ambiente. A natureza e os nossos filhos e netos, com certeza, irão agradecer.

Thassia Ohphata