Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Projeto Animais do Mar salva animais marinhos em Ilhabela

Notícias

Projeto Animais do Mar salva animais marinhos em Ilhabela

Casos e Contos 30/11/-0001
Compartilhar

A Prefeitura de Ilhabela, desde 2009, realiza o Programa de Respeito Animal que incorpora quatro projetos, um deles o projeto Animais do Mar, que a partir de trabalhos voluntários de profissionais e munícipes auxilia e atende animais marinhos encontrados nas praias de Ilhabela.

Muitos animais, assim como em outros litorais do Brasil, são encontrados diariamente nas praias e costeiras debilitados e feridos, precisando de cuidados especiais. Para se ter idéia, animais provenientes de regiões de baixa temperatura como leões marinhos e pingüins são frequentemente encontrados em praias brasileiras, que tem como principal característica o clima tropical de altas temperaturas. Qual o motivo da vinda desses animais para cá?

Segundo a veterinária Olga Loureiro, responsável pelo projeto Animais do Mar, os animais sofrem com a intervenção do homem no meio ambiente. “São encontrados animais marinhos vivos, bastante debilitados e mortos todos os dias. Cada ano o número aumenta. Infelizmente estamos nos deparando com os resultados da ação do homem na natureza. Focas, golfinhos, baleias e tartarugas também são encontrados nas praias”.

A recuperação desses animais marinhos muitas vezes é feita no local de encalhe e, quando necessário, são removidos e encaminhados para o Aquário de Ubatuba, e para o Gremar, localizado na Ilha do Arvoredo, no Guarujá, litoral sul de São Paulo.

“Nós só removemos os animais se necessário, quando muito doentes e feridos. Caso contrário os animais são mantidos no local de encalhe, aguardando restabelecimento e recebendo alguma intervenção pequena como medicação ou soroterapia”, explica Olga.

Andamento do projeto

O Projeto Animais do Mar conta com empenho de voluntários e profissionais além da ajuda de diversas secretarias de Ilhabela como a Secretária da Saúde e Meio Ambiente. “O projeto vem sendo desenvolvido de acordo com a liberação de medicamentos e a ajuda dos voluntários. Mas já conseguimos ajudar muitos animais”, finaliza Loureiro.


Programa Municipal de Respeito Animal

O Programa de Respeito Animal da Prefeitura de Ilhabela é realizado por meio da Secretaria de Saúde, e conta com quatro projetos: Grandes Animais, Animais da Mata, Vira Amigo e Animais do Mar.

O primeiro visa à apreensão de equinos (cavalos) soltos nas vias e terrenos públicos. Os animais apreendidos são encaminhados e doados para entidades filantrópicas em outros municípios.

O Projeto Animais da Mata auxilia no remanejamento de animais silvestres presos em cativeiro ou deslocados da mata junto à população urbana.

Já o projeto Vira Amigo, um dos carros-chefe da reestruturação do Programa Municipal de Respeito Animal, tenta solucionar os problemas de cães e gatos das ruas. O projeto prevê identificação eletrônica através de implante de microchip, castração e informações sobre guarda responsável.

Bruna Sales para Bombarco
Foto: Bombarco