Sua mensagem foi enviada com sucesso!
A arte de construir um barco de madeira

Notícias

A arte de construir um barco de madeira

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

A construção de barcos de madeira é mais do que uma simples construção. É também uma arte. Para isso, demanda uma mão de obra qualificada e matéria-prima de boa qualidade.


Nos últimos anos, com o avanço tecnológico, a construção de barcos de madeira ficou de lado, mas muitos ainda fazem questão de ter e até mesmo construir um.


Por isso, o Bombarco entrevistou o designer e construtor de barcos de madeira, Jackson Bergamo, que esclareceu dúvidas e deu dicas sobre a arte de construir.

Barcos de madeira mais do que uma construção, uma arte

“Tudo começa por um bom projeto, muito empenho e a ajuda de uma pessoa experiente no assunto para orientá-lo”, relata Bergamo.
Para construir um barco é preciso conhecer uma lista de recomendações e materiais primordiais para um trabalho bem feito e um bom resultado. O interessado em construir uma embarcação de madeira deverá aprender a conhecer os materiais e as ferramentas usados na construção. Depois, montar um molde e começar a trabalhar o material, que inclui atividades como: serrar, laminar, aplainar, chanfrar, encaixar, aparafusar, colar e após todas as etapas devidamente concluídas finalizar o produto com o acabamento desejado.


Mas, não é só a construção que deve ser feita cuidadosamente. Segundo Bergamo, a manutenção de barcos de madeira também merece atenção especial:


“É preciso saber cuidar do barco. O bom é aplicar resinas, adesivos e tintas apropriadas na madeira e guardá-lo envolto numa lona, de preferência em lugares arejados e que não bata muito sol. Esses cuidados darão uma vida mais longa ao barco de madeira”.


Apesar do trabalho, os barcos de madeira são recomendados e apreciados por ajudarem na preservação do meio ambiente, já que os materiais usados para a fabricação são ecologicamente corretos. Ao contrário, aliás, da fabricação de embarcações construídas com fibras de vidro, que não colaboram com a natureza e podem causar irritações respiratórias e de pele.


Para a pessoa interessada em aprender a construir um barco de madeira, a atividade vai além de simplesmente colaborar para um futuro mais verde e sustentável: “Construir um barco é prazeroso e terapêutico. É um presente aos olhos”, finaliza.

Para mais informações visite o site: www.jacksonbergamo.com.br

> Consulte o preço de lanchas na Tabela Bombarco


> Encontre diversos modelos de barcos à venda nos Classificados do Bombarco!


Bruna Sales para Bombarco
Foto: Bombarco