Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Atrações culturais e naturais fazem de Angra dos Reis a cidade preferida dos turistas

Notícias

Atrações culturais e naturais fazem de Angra dos Reis a cidade preferida dos turistas

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

A cidade de Angra dos Reis, localizada a oeste do Estado do Rio de Janeiro, é formada por mais de 300 ilhas e é o destino preferido dos turistas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ideias, em 2009, revelou que na alta temporada, de dezembro até março, mais de 11 mil visitantes passam pela cidade diariamente para conhecer de perto as principais atrações turísticas, que se dividem entre culturais e naturais. Praias, prédios históricos, igrejas e ilhas são os pontos mais requisitados.

Entre as atrações culturais estão àquelas responsáveis pela identidade histórica da cidade que foi descoberta em 1502. A Casa da Cultura, o Convento São Bernadino de Sena e do Carmo, Bica da Carioca, Igreja da Lapa e Boa Morte, Igreja Matriz, Forte do Leme, Monumento Aquidabã, Seminário da Santíssima Trindade de Jacuecanga, Mercado do Peixe, Conjunto Arquitetônico, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Teatro Municipal Theóphilo Massad, entre outros, que também revelam traços importantes da época do descobrimento do País.

Mas, as atrações mais procuradas e conhecidas são as naturais, que, inclusive, são atrativos conhecidos internacionalmente, como as Ilhas Botinas, principal cartão-postal de Angra e o destino mais requisitado pelos turistas que gostam de mergulhar com snorkel na boa companhia de peixes coloridos. A 15 minutos do centro da cidade, as Ilhas Botinas também são bastante conhecidas como Ilhas Irmãs ou Ilhas Gêmeas, por terem o formato de botas.

Algumas praias são acessíveis somente por trilha, outras somente por barco. Há opções para todos os gostos. O visitante além de praticar o mergulho, pode optar também pelo trekking, mountain bike, surfe e outros esportes. Destaque também para as cachoeiras e lagoas como as Lagos Verde e Azul, que guardam muitas histórias, lendas e belezas. Há ainda a ilha mais popular entre os brasileiros e estrangeiros, a Ilha Grande, que abriga dezenas de praias e as mais belas paisagens do litoral brasileiro. Para desbravar todas as belezas da Ilha é preciso de, no mínimo, quatro dias de hospedagem por lá.

Outra opção de passeio é embarcar nos barcos que saem diariamente para a Vila do Abraão, o coração da Ilha, que oferece toda infraestrutura necessária para os visitantes. Lojas, restaurantes. A viagem dura em média uma hora e meia.

Os turistas

Segundo Haroldo de Paula, do Serviço de Apoio e Participação em Eventos Turísticos TurisAngra, a maioria dos turistas que chegam até a cidade escolhem o caminho marítimo como estrada, atracando normalmente na Estação de Santa Luzia, no Centro, ou na Marina Pirata’s, que fica na Praia do Jardim:

“A cidade recebe muitos navios na Ilha Grande e no centro. De outubro de 2009 a abril de 2010, por exemplo, recebemos mais de 65 navios com capacidade de mil a três mil passageiros”, ressaltou Haroldo.

Vale lembrar que a frota marítima da cidade de Angra dos Reis é uma das maiores do Estado com cerca de nove mil embarcações registradas entre turísticas e não turísticas.

Mais informações sobre o turismo em Angra dos Reis acesse o site do TurisAngra (http://www.turisangra.com.br/) e conheça roteiros, locais de hospedagem, meios de acesso, entre outros serviços.

Leia também: http://www.bombarco.com.br/materias/exibir/praia-do-dentista-e-o-point-preferido-pelos-iates-lanchas-e-veleiros

Bruna Sales para Bombarco
Foto: Divulgação