Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Blogueiros a bordo!

Notícias

Blogueiros a bordo!

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

Já imaginou mudar-se, literalmente, para um veleiro, viver diversas “aventuras” pela costa do Brasil e ainda compartilhar essas histórias com milhares de pessoas que também são apaixonadas pelo mundo náutico?

Acredite, isso não é assim tão improvável de acontecer. Tanto não é que o Bombarco encontrou algumas histórias parecidas com essa. Graças à internet, esses “aventureiros” conseguem atualizar, muitas vezes a bordo mesmo, blogs onde dividem suas experiências no mar e também falam sobre outros assuntos relacionados ao mundo da vela, como gastronomia de bordo, dicas de livros e DVD’s, notícias de outros velejadores, além de contos e causos que só as pessoas que vivem no mar são capazes de contar.

Confira a seguir uma lista de blogs náuticos atualizados por pessoas que dominam a arte de velejar e “navegar” pelas páginas da internet:

MaraCatuBlog.com

Com o “slogan” Gotas d’água salgadas quase diárias, o blog reúne, com uma boa dose de humor, textos e imagens sobre os mais diversos assuntos, além de seções ligadas ao mundo da vela. Na seção “Estante”, por exemplo, o leitor pode encontrar resenhas de livros e DVD’s que os donos dos blogs recomendam. Já na divertida seção “Glossário” é possível encontrar uma divertida lista de definições de termos náuticos direcionados para os “marinheiros de primeira viagem”.

O blog é atualizado “quase que diariamente” pelo fotógrafo Hélio Viana, que escreve os posts e se autodenomina “webdisaster”, em parceria com a sua esposa Mara Blumer, que faz as anotações, sugestões e críticas e revisa o conteúdo da página. “Ela é a webslave”, brinca Hélio.

A história do blog começou quando, em 1999, o casal decidiu viver a bordo do MaraCatu, um Samoa 29’ construído de forma amadora pelo casal no Clube São Cristóvão, no Rio de Janeiro. “A ideia de criar o MaraCatuBlog.com veio da necessidade de mandar noticias para os familiares e amigos, além da vontade de compartilhar as nossas experiências na vela de cruzeiro”, explica Hélio.

Segundo define o próprio dono, o blog conta “a nossa experiência de vida a bordo: o que visitamos, quem conhecemos, eventos náuticos que participamos. É como um pequeno manual para quem vive boiando, onde conto causos, relatos, notícias, com muitas dicas, ‘tricas’ e futricas”.

Uma das seções mais visitadas do blog é a Radar, onde os autores listam links de blog e sites da internet por categorias. Uma delas é a “Gira-Mundo” que indica quem são os “aventureiros” que estão dando a volta ao mundo a bordo de um veleiro.

Já sobre o assunto mais comentado no blog, Hélio conta que um dos temas que recebeu muitos visitantes foi o Curso de Marinização de Mulher, “cuja a primeira ‘aula’ foi ensinar os homens a fazerem xixi a bordo sentando, assim como as mulheres. Outro ainda mais engraçado foi o de envolver a parceira na escolha do barco”, relembra o velejador.

Caso se interesse pelo “curso” ou apenas queira visitar a página, acesse - http://maracatublog.com/

ImageMar

No começo desse ano, mais precisamente no dia 1º de janeiro de 2012, Hélio Viana criou o ImageMar, um segundo blog para suprir a necessidade do fotógrafo em ter um espaço para compartilhar as imagens que ele captava em suas viagens e travessias.

Veio daí a ideia de criar o iMageMar, que, para quem mora a bordo de um barco, como no meu caso, não tem esse nome por acaso. Lá as pessoas vão encontrar fotos em tamanho grande, com largura de 1024 pixels, do mar e de todo o ecossistema em sua volta”, conta Hélio.

Nesse novo espaço, que já registra quase oito mil acessos, Hélio assumiu o desafio de postar uma imagem por dia. A tarefa foi inspirada no filme “Julie & Julia” que narra a experiência da escritora Julie Powell que se propôs a cozinhar as 524 receitas de um livro da chef e apresentadora de tevê Julia Child e publicar tudo num blog. A ideia do fotógrafo é publicar imagens com textos curtos, pensamentos soltos ou apenas com uma legenda.

Para conferir as imagens de um navegante impreciso, como o próprio Hélio se define, acesse - http://imagemar.com/

Blog do Tangata Manu

Para quem deseja encontrar na internet informações sobre vela de cruzeiro, uma opção é o blog do Tangata Manu, atualizado pelo velejador Ricardo Amatucci.

Tudo começou quando Ricardo, ao lado da sua esposa Diana e da filha Elena, decidiu sair da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, e seguir até Florianópolis, em Santa Catarina a bordo do veleiro Tangata Manu, um Aladin 30. A viagem, a primeira experiência da família em mar aberto, foi registrada em um site e depois virou o livro “Uma família pela Costa Sul”. O blog mesmo, como o que existe nos dias de hoje, surgiu em março de 2009. “A intenção era contar sobre a nossa viagem para Santa Catarina e também divulgar os meus livros”, explica Ricardo, que também é autor das obras “Sobre Homens e Veleiros” e ‘Uma Família pela Costa Leste” – aventura que também virou DVD com o mesmo nome.

O blog é atualizado todas as sextas-feiras pelo próprio Ricardo e fala, claro, sobre vela de cruzeiro e assuntos relacionados. “Falo sobre viagens e itens ligados a isso, desde novidades em aparelhos eletrônicos até segurança e navegação”, explica o autor. “Quando comecei, o blog recebia uma média de 300 acessos/mês. De 2010 para 2011 esse número foi aumentando e atualmente, de junho do ano passado até agora, a média mensal é de 2.000 acessos ao mês”, avalia Ricardo.

Para conhecer as aventuras da família a bordo do Tangata Manu, acesse - http://tangatamanu.wordpress.com/

Diário do Avoante

“Navegando pela costa do Brasil”. Essa é a frase que recebe os visitantes do blog mantido por Nelson Mattos Filho, velejador cruzeirista e ex-administrador de empresas. “Sem arrependimentos”, garante ele.

O “Diário do Avoante”, que já existe há dois anos, surgiu no rastro de uma coluna semanal mantida pelo próprio Nelson em um jornal do Rio Grande do Norte. “O objetivo era divulgar a nossa vida a bordo do veleiro Avoante, mostrando como essa opção de vida alternativa mudou a nossa forma de olhar o mundo e incentivar pessoas que tenham esse mesmo sonho”, conta o autor do blog que desde 2005 vive “boiando” no Avoante junto com a esposa Lúcia.

Na página, atualizada quase que diariamente, o velejador fala sobre diversos assuntos relacionados ao mundo da vela, inclusive gastronomia de bordo. “Esses são disparados os posts mais acessados”, avisa Nelson. Mais do que contar histórias, o blog, que recebe uma média de oito mil acessos por mês, também trouxe oportunidades para Nelson. “O Diário do Avoante me deu a chance de divulgar a vela de cruzeiro. Hoje eu dou cursos e palestras sobre o tema, sempre com bons resultados”, conclui.

Se ficou curioso para conhecer a vida a bordo do Avoante, acesse -  http://diariodoavoante.wordpress.com/a-bordo/

E você? Também domina a arte de velejar e navegar pelas páginas da internet? Então mande a sua história para gente! Nós podemos indicar o seu blog aqui no Bombarco.

Juliana Barbosa para Bombarco