Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Dicas essenciais para quem quer velejar pelo litoral brasileiro

Notícias

Dicas essenciais para quem quer velejar pelo litoral brasileiro

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

Conhecer novos lugares e novas culturas à bordo de uma embarcação é uma aventura que muitos gostariam de realizar. Porém, navegar envolve riscos, já que no mar os perigos são constantes.

Para isso, o Bombarco preparou dicas fundamentais para quem quer embarcar numa aventura pelos oceanos. E, consultou o skipper Miguel Martignoni, comandante do Mar de Orion, um veleiro modelo Morgan de 46.7 pés, que passou dicas essenciais para realizar uma boa viagem.

  • Ter um barco confiável, que você conheça bem a sua autonomia, tanto de água, diesel e alimentação à bordo é fundamental;

 

  • Mesmo que a viagem dure apenas um final de semana os tanques devem estar cheios. O barco deve ser abastecido no mínimo para 10 dias de rancho;

 

  • Antes de sair para qualquer tipo de aventura no mar é bom checar uma lista de informações como: condições de vento, chuva e ondulação. E levar os equipamentos especiais como: um bom rádio VHF e, se possível, um SSB, um bom GPS e, ainda, uma carta local do passeio;

 

  • Marcar a posição do barco na carta local a cada 3 horas e ler a posição no GPS é essencial para não se perder;

 

  • Nunca deixar de ter um bom equipamento de salva-vidas e deixá-lo em lugares de fácil percepção e acesso;

 

  • Em casos de viagens curtas como Angra dos Reis e Búzios, o aconselhável é não navegar durante a noite;

 

  • Procurar sempre fazer uma navegação costeira, principalmente durante o dia quando o velejador tem total visualização da costa é o mais seguro. Assim a tripulação navegará com mais tranquilidade.

 

Mas não pense que são só cuidados técnicos que devem ser levados em conta. Um comandante também deve se preocupar com a segurança e bem-estar de seus tripulantes. “A segurança da tripulação é responsabilidade do Capitão”, afirma o velejador Martignoni.

Sobre o skipper

Miguel Martignoni é um experiente velejador que já realizou muitas viagens pelo mundo e, atualmente, se prepara para uma nova circunavegação em solitário à bordo do seu veleiro Mar de Órion.

Na aventura, Matignori pretende percorrer a Costa Brasileira rumo ao Caribe, passando pelos Estados Unidos, subindo a costa até Boston, atravessando o Atlântico caminho aos Açores com escalas na Europa, Arábia Saudita, Índia, Singapura, Indonésia, Austrália, Nova Zelândia, Polinésia Francesa. Fazendo a travessia do Pacífico para a Ilha de Páscoa, Arquipélago Juan Fernandes, Porto Monte e Chile e nos Canais, Argentina, Uruguai circundando a Costa Brasileira até o Rio de Janeiro.

No total serão três anos no mar, dando ênfase ao cotidiano dos caiçaras e aos contrastes das culturas entre os países. A ecologia marinha estará em foco, por meio da fauna e da flora que serão motivo de pesquisas e diálogos entre Órgãos Mundiais de Proteção e Desenvolvimento.

Mais informações sobre a Expedição Mar de Orion acesse o blog: http://mardeorion.blogspot.com

Bruna Sales, para Bombarco
Foto: Miguel Martignoni