Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Já preparou o seu barco para o verão?

Notícias

Já preparou o seu barco para o verão?

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

Se você é daqueles que deixa seu barco guardado, só esperando o verão e suas férias chegarem para curtir aqueles momentos impagáveis em alto mar, aí vai uma dica do Bombarco: Não deixe o check-up da embarcação para última hora! Afinal, você não quer passar o tempo do passeio, atracado lidando com problemas que poderiam ser resolvidos bem antes.

Então, para você poder desbravar o Atlântico sem atraso, aí vai uma lista de coisas que você precisa fazer antes embarcar.

 

Combustível

A primeira coisa a fazer com um barco, depois de deixá-lo muito tempo parado, é trocar o combustível, garante Sergio Macedo, sócio-proprietário da Sea Boat, empresa de manutenção náutica.

Combustível velho faz o motor falhar, dando problemas na partida e/ou no desempenho durante a navegação.

 

Bateria e eletrônicos

Depois de trocado o combustível, passa-se a checagem da bateria e de todos os parelhos eletrônicos que dependem dela. Se a bateria estiver carregada, essa fase é rápida e sem muitos problemas, mas se ela estiver sem carga o processo pode demorar muito mais. Macedo explica que uma carga completa numa bateria pode demorar de 3 a 5 horas, vá preparado!

Um desses itens, talvez o mais importante, que precisa ser checado é a bomba de porão, já que ela representa boa parte da sua segurança em alto mar. Além da bomba, confira também se o rádio e o GPS estão funcionando bem.

 

Motor

Tudo certo com a bateria? Hora de checar o motor. Primeiro confira a data da última vez que você trocou o óleo do motor. Se fizer seis meses ou mais, está na hora de trocar de novo.

Macedo também aconselha deixar o motor ligado no orelhão, fora da água, por meia hora, para se certificar de que está tudo certo com ele.

 

Salvatagem

Dois importantes itens de segurança que precisam ter suas datas de validade conferidas são os coletes salva-vidas e o extintor de incêndio.

 

Documentação

Se você não costuma passar muito tempo no mar, pode se esquecer de atualizar a documentação do barco e a sua, mas isso pode gerar uma dor de cabeça daquelas. Por isso, com bastante antecedência, confira se o seguro obrigatório do barco está pago e se sua carta de habilitação náutica ainda não venceu.

 

Promoção “Você de Arrais” - Concorra a um curso de Arrais Amador ou Motonauta

 

Marília Passos para Bombarco
Fotos: Bombarco