Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Jet Surf - prancha motorizada

Notícias

Jet Surf - prancha motorizada

Esporte náutico e Lazer a Bordo 07/05/2018
Compartilhar

Com ou sem ondas. Em água doce ou salgada. Assim é o Jet Surf, uma mistura de prancha de surf com motor e tecnologia de Fórmula 1. Inventada há cerca de oito anos na República Tcheca, pelo engenheiro Martin Sula, que atuou por 15 anos na F1 e na moto GP, a prancha motorizada é capaz de chegar a 60 km por hora, não dependendo do vento, das ondas ou de um barco que a puxe.

O tcheco levou sete anos para tornar o projeto realidade e criou algo inédito no mundo todo. Ele juntou tecnologias de aeromodelismo e F1 e criou uma prancha feita de fibra de carbono associada ao kevlar (fibra sintética usada na fabricação de coletes à prova de bala) materiais que conferem boa flutuação, resistência ao impacto e especialmente para suportar o motor instalado dentro da estrutura.

Equipada com motor de propulsão (hidrojato) 2 tempos, 86 cc (chega a velocidade de 50 km/hora) ou 100 cc (velocidade de 55 a 60 km/hora), o Jet Surf confere autonomia superior a uma hora. Tem uma bateria com partida elétrica além do selo verde europeu, que comprova não ser poluente. A espessura é de 15 centímetros, pesa 15 quilos e o cabo do acelerador serve de apoio para equilíbrio e para facilitar a flutuação, ou seja, mesmo pessoas sem experiência em esportes aquáticos conseguem surfar.

Com representação da Jet Surf Brasil esse equipamento tem feito a cabeça dos brasileiros há seis anos. O Brasil também já sediou uma etapa do mundial da competição de velocidade.



Regulamentação e documentos

Para pilotar o Jet Surf não há necessidade de arrais ou outra documentação específica, segundo Normam (Normas da Autoridade Marítima, reguladas pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil) portaria de 2017. O importante é sempre seguir as instruções de segurança e manter a distância de 200 metros da areia.

Preço do Jet Surf: a partir de 12 mil euros.

Quer conhecer mais detalhes e ver como funciona? Dê o play para conferir o Raio-X e teste da prancha na água.






Redação: Vanessa Leme
Foto: Divulgação