Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Pesca é a principal atividade do Canal de Bertioga

Notícias

Pesca é a principal atividade do Canal de Bertioga

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

Desde o século XVIII o Canal de Bertioga é uma importante via de circulação de embarcações das cidades do litoral Sul de São Paulo. Foi nesta época, que moradores da região começaram a praticar a pesca, que mais tarde, se tornaria a principal atividade do canal e um dos principais atrativos turísticos da cidade.

Segundo Rodrigo do Espírito Santo, chefe de seção de Assuntos Náuticos da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Bertioga, mais de 50 embarcações de pesca esportiva passam pelo Canal diariamente. Muitas delas levando a bordo de 10 a 18 pescadores:

“Diversas traineiras e pequenos barcos de pesca descarregam, diariamente, o pescado para a comercialização. É ali que se localiza o Mercado de Peixes Municipal, um dos locais mais visitados pelos turistas na nossa cidade”, revela Rodrigo.

Outro atrativo no canal são os barcos de pesca artesanal – conhecidos como botes de arrasto que fazem a pesca de camarão:
"Chamamos de pescadores de sol a sol. Saem ao amanhecer e retornam no final do dia com seus pescados”, conta o chefe de assuntos náuticos da Prefeitura.

Na época de safra do crustáceo, de fevereiro a junho, estima-se que mais de 80 embarcações naveguem pelo canal, aumentando a movimentação em toda a cidade.

Ainda segundo o chefe de seção de Assuntos Náuticos da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Bertioga, o Canal de Bertioga também é o endereço de muitas marinas, yachts clubes e garagens náuticas por possuir uma boa medição de batimetria (profundidade):

“Tendo em vista toda sua a extensão e batimetria existem várias marinas, que comportam desde embarcações miúdas – utilizadas para pescaria de robalo, que diariamente enchem o canal de adeptos da modalidade –, até embarcações grandes como iates de luxo”, explica.  

Localização

Situado a 109 quilômetros da cidade de São Paulo o Canal de Bertioga, com 30 quilômetros de extensão, fica em meio aos fortes de São João, do lado de Bertioga e, de São Felipe, do lado da cidade do Guarujá, se estendendo até o rio Itapanhaú e ao porto de Santos.

 

Veja também: Projeto no Canal de Bertioga atrairá iate clube e marinas para a cidade

 

Redação: Bruna Sales para Bombarco
Foto: divulgação