Sua mensagem foi enviada com sucesso!
As vantagens de não deixar a sua embarcação parada no inverno

Notícias

As vantagens de não deixar a sua embarcação parada no inverno

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

É bastante comum na cultura náutica brasileira, deixar embarcações paradas durante as estações mais frias do ano – outono e inverno. No entanto, utilizar seu barco nesses períodos  traz diversas vantagens.

Muitos navegantes já perceberam isso e não deixam de fazer seus passeios porque o tempo está mais frio. Segundo eles, o ambiente dentro da embarcação fica mais aconchegante no inverno e se torna mais propício para um bom vinho e uma boa companhia.

Além de proporcionar bons momentos, o uso do barco em períodos que geralmente ficaria parado, traz benefícios à parte mecânica e elétrica, pois evita que a bateria descarregue e que os equipamentos oxidem.

Segundo Gilson Gomes do Nascimento, encarregado geral da Garagem Náutica Enseada, no Guarujá, é importante usar a embarcação pelo menos uma vez por mês. “Não adianta somente ligar o motor, é importante que ele funcione dentro da água, assim você pode testar todos os equipamentos como GPS, Fish finder e também a hélice, rabeta e todas as engrenagens”, explica Gilson.

Antônio Nogueira Abrantes Neto, especialista em mecânica náutica e elétrica, sugere que a embarcação seja colocada para funcionar uma vez por semana como manutenção preventiva. “O dono da embarcação pode orientar o marinheiro a ligar o motor, testar todos os equipamentos, lâmpadas e até a descarga do banheiro semanalmente. Desta forma, se houver algum problema, ele poderá ser resolvido antes do passeio, evitando aborrecimentos”, afirma Neto.

Neto explica que a gasolina após um mês parada envelhece e tem que ser jogada fora, pois pode prejudicar o motor. O óleo diesel também fica velho e forma um tipo de alga que entope os filtros. O barco, assim como os automóveis e qualquer tipo de mecanismo, deve ser usado constantemente para evitar oxidação e travamento.

Fazer uso do barco nos meses mais frios, evita custos com manutenção no verão, época onde os preços são sempre inflacionados. Outra vantagem é a menor quantidade de pessoas e embarcações nas marinas, nas praias e restaurantes, assim o atendimento fica melhor e os valores também. Alguns restaurantes oferecem serviços e cardápios especiais, muitos deles fazem o atendimento na própria embarcação, dando muito mais comodidade. O clima é outro benefício dos meses de outono e inverno, pois costuma ser mais constante. Há menor risco de encontrar tempestades e mau tempo, o céu está sempre limpo e azul, proporcionando dias muito bonitos para emoldurar seus passeios.

Aproveite os próximos meses para sair com seu barco, ter ótimos momentos, evitar gastos de manutenção de última hora no final do ano e problemas inesperados que podem te deixar na mão na pior hora.


Alguns restaurantes em SP...

Em Barra do Una no litoral norte de SP
Giselle restaurante e bar - (12) 3867-2562
Unas Rio bar e restaurante - (12) 3867-2337 | 23º45' 27' 'S / 45º 45' 35'' W

No Guarujá-SP
Dálmo Bárbaro  - (13) 3305-1288 | 23º 54' 29" S /46º 11' 45'' W
Santa Marina - (13) 3353-5693
Restaurante Joca - (13) 3305-1186 | 23º 55' 2" S / 46º 12' 22" W

Na Ilha do Algodão em Paraty
Restaurante do Hiltinho - (24) 3371-1488 | 23º 12' 8" S / 44º 36' 23" W


Colaboraram com esta matéria:

Gilson Gomes do Nascimento, 41 anos é encarregado geral da Garagem Náutica Enseada, no Guarujá, há 19 anos.
Antônio Nogueira Abrantes Neto, desenhista Industrial, mecânico, eletricista, torneiro, entrou na área náutica em 1995 e se especializou em mecânica náutica, elétrica, laminação e confecção de peças em inox. Nos anos 90, a convite do irmão, fez um curso de mergulho e a partir daí começou a fazer várias viagens pelo litoral paulista, o que o levou a adquirir uma lancha, a “Dalila”.  Hoje, além da manutenção de embarcações, também ministra cursos na região, referentes à elétrica, hidráulica, laminação entre outros.

Jornalista: Aline Eira MTB 55.879-SP