Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Comprei um barco. como garantir a segurança?

Notícias

Comprei um barco. como garantir a segurança?

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

Antes de colocar seu barco na água ou de dar a primeira voltinha com ele, lembre-se que no mundo náutico a SEGURANÇA é fundamental. Para isso, é importante saber quais são as normas, pois elas existem para proteger.


A área de navegação brasileira é muito grande, por isso as embarcações nacionais devem ter equipamentos de salvatagem e de segurança. Cada barco tem itens de segurança específicos e cada classe tem uma exigência.
Todos os equipamentos devem estar de acordo com as normas da Diretoria de Portos e Costas (DPC) e com o Certificado de Homologação. Vale destacar que o exigido no Brasil é baseado em uma navegação sob boas condições meteorológicas, sendo assim, não abuse!

Para um conjunto de equipamentos mais completo, pode-se adotar também materiais importados, desde que sejam aprovado pela Safety of Life at Sea (SOLAS). Caso não sejam, eles devem ser homologados pela DPC.

Todas as embarcações de oceano são obrigadas a obedecer às regras da Marinha do Brasil e o principal item de segurança é o colete salva-vidas. Para sair em mar aberto as exigências são maiores e, de acordo com o tamanho da embarcação, são obrigatórios artefatos de emergência também.

Obtenha a lista completa no site da marinha:

http://www.mar.mil.br/cprj/sconte.html