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Direção hidráulica: uma moleza de navegação

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Direção hidráulica: uma moleza de navegação

Mercado 30/11/-0001
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Quase todos os proprietários de barcos, hoje em dia, optam por instalar direção hidráulica em seus barcos, alguns estaleiros até incluem o sistema nos itens de séries de suas lanchas. Mas se ainda você não é um deles, talvez seja hora de repensar o sistema de direção da sua lancha. Alberto Fabrini, da MF Trading, fabricante de direções hidráulicas para embarcações, explica que o sistema tem grandes vantagens além de deixar a direção mais macia.

“A direção hidráulica é muito segura e você dificilmente enfrentará algum problema,” comenta Fabrini. Esse sistema de direção também tem muita durabilidade, podendo durar mais de 20 anos, sem que seja preciso trocar as peças – o sistema é composto pela caixa de comando, bomba hidráulica, mangueira e pistão. Não há desgaste, pois as peças se movem pouco e não ficam ligadas ao motor ou à eletricidade, como acontece nos carros, que precisam de constante manutenção em seu sistema de direção hidráulica, além de trocas com pouco tempo de uso. Nos barcos, a direção hidráulica é ligada diretamente no volante.

A manutenção do sistema também é quase inexistente,  pois basta checar a cada dois meses o nível do fluido hidráulico por segurança, par garantir que ele não está vazando. Fabrini conta que quase não se usa mais reservatório de óleo de direção, pois o nível não abaixa, justamente porque o desgaste é muito pouco.

Posso instalar no meu barco?
Fabrini explica que o sistema pode ser instalado em qualquer tipo de embarcação, infláveis, veleiros, catamarãs a vela ou a motor, lanchas de todos os tamanhos e até com mais de um comando, como no caso dos barcos com flybridge.

Mas, é claro, modelos diferentes de barcos exigem diferentes montagens do sistema de direção hidráulica. O que define o tipo de montagem é a motorização do barco, popa, centro-rabeta ou conjunto centro e pé de galinha.

E a instalação é bem simples, garante Fabrini, pois o principal é a colocação da caixa de comando no painel. Um sistema simples pode ser instalado em meio dia. O tempo de trabalho aumenta conforme a complexidade. A MF Trading não trabalha com a instalação de suas peças, mas em alguns casos faz consultoria e acompanha. “É muito fácil instalar. Com as instruções o mecânico monta,” comenta o empresário.

Quanto custa

O valor do conjunto custa a partir de R$ 2.700,00, R$ 2.900,00, podendo chegar a R$ 15.000,00, dependendo do porte do barco, tipo de motorização e complexidade do sistema.


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Foto: MF Trading