Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Miami Boat Show 2013 reúne mais de 100 mil pessoas

Notícias

Miami Boat Show 2013 reúne mais de 100 mil pessoas

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

Entre os dias 14 e 18 de fevereiro, foi realizado o 72º Miami Boat Show, um dos maiores salões do calendário náutico e com forte presença brasileira, tanto no público quanto entre os expositores – a Beneteau, Ferrettigroup, Numarine e Sessa Marine foram algumas das empresas que levaram seus representantes brasileiros para atender o público tupiniquim, e o Bombarco esteve lá para conferir tudo de perto.

Miami tem uma forte influência do mercado náutico e a cidade parou para o evento, que recebeu 100.689 pessoas, das quais se estima que 45% sejam de fora do estado da Flórida. E a data do salão coincidiu com o feriado nacional Presidents Day, o que também contribuiu para a grande movimentação na cidade. Os brasileiros, que se pode encontrar em peso nas ruas de Miami em qualquer época do ano, também podiam ser avistados e ouvidos nos espaços da feira.

Como acontece todos os anos, os mais de dois mil expositores ficaram divididos em três espaços: a Sea Isle Marina, que tinha centenas de lanchas de pequeno e médio porte na água, e oficinas náuticas oferecidas pela Associação Recreativa de Barcos a Motor (RPBA); a Miamarina at Bayside, destina exclusivamente a veleiros e equipamentos para vela; e o Miami Convention Center, que além dos barcos, reunia também a maior parte dos expositores de acessórios náuticos. Um quarto lugar de exposição foi a Collins Avenue, que assim como o Convention Center fica em Miami Beach. Lá era possível encontrar lanchas de grande porte e o stand da Ferrettigroup. No total, havia mais de três mil barcos expostos no salão.

Cerca de 85 ônibus foram disponibilizados para transportar as pessoas de um espaço para o outro e sempre havia alguém da organização indicando o destino do ônibus. Quem foi de carro, podia parar nos estacionamentos do próprio Miami Boat Show e quando estes estavam lotados, mapas eram distribuídos com indicação de estacionamentos nos arredores. Táxis marítimos também faziam o transporte dos visitantes.

Apesar de o evento ter um perfil bastante comercial - a organização do Miami Boat Show afirma que alguns expositores registraram aumentos significativos nas vendas em relação à edição passada - muitos curiosos são atraídos. As lanchas com mais de 50 pés foram a grande atração, já que mesmo entre os lancheiros não são tão acessíveis.

Premiação

Logo no primeiro dia do evento, foram anunciados os vencedores do Prêmio Inovação que reconhece os produtos que melhor atendem aos critérios de distinção inovadora de outros produtos produzidos atualmente; benefício para a indústria náutica e/ou para os consumidores; praticidade; custo-benefício; e estar disponível para os consumidores até 60 dias após a premiação. A premiação é organizada pela NMMA, associação americana de fabricantes de produtos náutica, e os vencedores são escolhidos por membros da BWI, escritores especializados do ramo náutico.

Na categoria “Barcos a motor entre 25 e 60 pés”, o prêmio ficou com a lancha Sea Ray 370 Venture, da Sea Ray. O barco de destacou pelos seus motores de popa completamente ocultos. “Finalmente, nós temos outra opção quando se trata de lanchas de passeio em tamanho médio: um par de motores de popa quatro tempos que aumenta o volume interior e cria uma luxuosa cabine máster”, disse Alan Wendt, vice-presidente da BWI.

A lancha Yamaha 192 Series com Thurst Directional Enhancer, da Yamaha, se destacou por seu sistema de propulsão, na categoria PWC e Jet Boats. O jet boat um único motor sobrecarregado, o que é uma solução barata para maximizar o controle e a capacidade de manobra. “O sistema TDE é uma inovação eficiente e de baixo custo que aumenta as manobrabilidade em baixa velocidade para jet boats,” disse Charlie Doane, editor da revista Sail e blogueiro.

O Dragonfly Sonar/GPS da Raymarine venceu na categoria Eletrônicos, Aplicativos e Software, por ser o primeiro sonar com imagens em alta resolução a usar tecnologia CHIRP. “Em um curto período de tempo a Raymarine não apenas levou a sua cara potência pesqueira para orçamentos pequenos, como aumentou suas capacidades”, comentou Lenny Rudow, editor sênior da Dominion Marine Media.

Na categoria Pontoon e Proa Aberta, o pontoon Crowne 250, da Harris FloteBoat, se destacou pela sua inovadora lista de recursos e comodidades. Barcos no estilo Pontoon, que usam flutuadores e têm bastante espaço para circular pelo deck, são muito populares entre os estadunidenses e não devem demorar a chegar por aqui e tentar conquistar o público brasileiro.

Destaques

As novidades estão em peso, já que muitos estaleiros e empresas escolhem aproveitar o holofote do salão para fazer seus lançamentos, mas o que chama atenção também é variedade de produtos diferentes que não encontramos nos salões náuticos brasileiros.

Entre os equipamentos, o Fab Dock se sobressai por ser uma boa alternativa para a falta de vagas secas. O sistema de ancoragem é uma espécie de boia na qual você para o barco no píer; com o motor já desligado você aciona o mecanismo para o Fab Dock inflar e ele mantém o barco seco, mesmo estando na água.

Entre as muitas lanchas que saltaram aos olhos, a Zeelander 44, da Zeelander Yachts Holland, é especial. A lancha de 13,52 m foi idealizada na Holanda, na cidade Zeeland, o design clássico é assinado pela equipe do estúdio holandês Cor D. Rober, mas sua produção é feita nos Estados Unidos. O estaleiro S2 foi escolhido não apenas por suas excelentes características, mas também por ficar na cidade de Holanda, em Michigan. O barco custa U$ 1,1 milhão.

A Tiara Yachts levou a Tiara 3900 Convertible, uma lancha de pesca com o todo o conforto que uma de passeio pode oferecer. O barco de 39 pés tem duas cabines, a máster e uma para convidados com camas beliche; o banheiro pode ser acessado pelo corredor de acesso às cabines ou pela cabine principal. A lancha custa U$ 700 mil.

Entre os veleiros, o Hylas 70, da Hylas Yachts. O veleiro de quase 70 pés (69’7”) consegue acomodar até oito pessoas para o pernoite em suas quatro luxuosas cabines. O barco tem ainda uma sala de estar e cozinha completa. O deck conta muito espaço para circular e sentar.

Também se destacaram na área da vela, alguns equipamentos que podem facilitar a vida dos velejadores. Como uma luva que facilita o trabalho na hora de descer e guardar o balão. Confira o vídeo aqui!

Ainda no stand da ATN Inc., outro produto que chamou a atenção foi o MastCllimber, como o nome indica, usado para escalar o mastro. O equipamento consiste em duas partes: uma cadeira com apoio para as costas e jammer unidirecional; e tiras para as pernas, com alças para os pés e jammer unidirecional. Confira aqui o vídeo demonstrativo!

A Mercedes-Benz também chamou a atenção dos apaixonados por barcos com a Cigarette AMG Electric Drive Concept, fabricada em parceria com AMG. O modelo apresentado pela primeira vez durante o salão é a lancha elétrica mais rápida do mundo, alcançando pouco mais de 86 nós, o que equivale a quase 160 km/h.



> Encontre diversos modelos de lanchas à venda nos Classificados do Bombarco!

 

 

Marília Passos para Bombarco
Fotos: Bombarco