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Motor elétrico Torqeedo Travel 1003 para barcos

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Motor elétrico Torqeedo Travel 1003 para barcos

Mercado 30/11/-0001
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Para quem tem embarcações de pequeno porte, os motores elétricos têm se apresentado como uma boa, ecológica e high tec alternativa aos motores de combustão. No Brasil desde 2012, a alemã Torqeedo tem como maior sucesso no mercado nacional o motor elétrico Travel 1003. O equipamento é alimentado por uma bateria de lítio e pode ser usado em pequenas embarcações de apoio, botes infláveis e até veleiros, desde que o peso total seja de até 1,5 toneladas – um veleiro de 17 pés, por exemplo, pesa um pouco mais de 500 quilogramas; um bote de 3 metros de comprimento não chega a 100 kg.

A empresa destaca como vantagem do motor elétrico em relação ao de combustão, especialmente o fato de ele gerar energia limpa, e garante que ele tem uma eficiência superior a dos outros modelos de potência equivalente: de 44% a 56% contra 35% de outros motores de popa elétricos e 15% dos motores de popa a gasolina. Essa maior eficiência é creditada à otimização da potência de propulsão dos motores, que é garantida desde a construção do rotor até o design das hélices.

No desempenho, o motor elétrico Travel 1003 faz até 5 nós de velocidade, mas sua autonomia pode ser de até 20 milhas náuticas com a bateria durando mais de 10 horas. Confira os detalhes na tabela abaixo:

VelocidadeAutonomiaDuração
1,5 a 2 nós15 a 20 milhas náuticas10h30
2,5 a 3 nós15 a 20 milhas náuticas3h30
2,5 a 3 nós15 a 20 milhas náuticas0h35m


Para evitar surpresas, um display no manete informa o nível da carga de bateria, a autonomia restante, a velocidade e a potência de entrada, além disso, um sinal sonoro avisa quando a bateria tem apenas 30% de carga restante.

A bateria de lítio pode ser carregada na tomada, no sistema de bordo de 12 V ou com carregador solar durante o percurso – a Torqeedo tem um carregador solar de 45W, que demora aproximadamente 13 horas para dar a carga completa na bateria do Travel 1003. Vendido separadamente, o painel solar custa a partir de R$ 4.608,00. Com o carregador normal, a carga total da bateria demora cerca de 15 horas.

Custos e manutenção

Os modelos custam até duas vezes mais que os motores de popa tradicionais, mas Anderson Anthony Linzmeyer, representante da Torqeedo no Brasil, explica que as vantagens acabam por compensar a diferença de valor e o produto também acaba se pagando, pois o proprietário economiza com manutenção, combustível e tempo. O Travel 1003 custa a partir de R$ 8.446,00.

E a manutenção, na verdade, é praticamente inexistente, garante Linzmeyer. Ao contrário dos motores de combustão, não é preciso fazer a revisão após um determinado número de horas, trocar o óleo ou fazer a limpeza do tanque – os motores elétricos não têm tanque. A única indicação do fabricante é reestabelecer a carga máxima da bateira de lítio após o quinto ano de uso e a inspeção num Centro de Assistência Torqeedo após oito anos de fabricação.

Travel 503

O Travel também tem um modelo menos potente: o 503, indicado para barcos de até 750 kg. O modelo tem as mesmas vantagens do Travel 1003 em relação a eficiência, mas seu desempenho se adequa a sua potência.

VelocidadeAutonomiaDuração
1,5 a 2 nós9,6 a 12,8 milhas náuticas6h20m
2,5 a 3 nós5,3 a 6,4 milhas náuticas2h08m
3,6 a 4 nós2,6 a 2,8 milhas náuticas0h42m


A carga total da bateria demora nove horas no carregador nomal, e oito no carregador solar. O Travel 503 custa a partir de R$ 7.496,00.

Onde encontrar

A Marina Porto Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, é a primeira distribuidora oficial dos motores no Brasil.

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Fotos: Torqeedo