Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Pintura de Fundo

Notícias

Pintura de Fundo

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

 

Pintura de Fundo


A pintura de fundo é uma forma de proteger o casco de uma embarcação e também de evitar que ela fique lenta e pesada devido ao depósito de algas marinhas e mexilhões (“craca”). Se você gosta de cuidar pessoalmente do seu barco, siga este rápido passo a passo e saiba como fazer a pintura:

- Tire o barco da água;
- Tire a “craca” com um espátula metálica; (Comece a tirar imediatamente após tirar o barco da água evitando que ela endureça)
- Caso demore para começar a tirar a “craca” e ela endurecer, será preciso uma lixadeira para retirá-la;
- Após a raspagem com a espátula, verifique se não há danos na fibra, pois a “craca” corroe o gel e pode ser necessário ter que restaurar;
- Lixe todo o casco;
- Pinte o casco com tinta anti-incrustante (com pincel, rolo ou compressor).

Para saber qual tinta utilizar, é preciso definir se o barco irá ficar por muito tempo parado dentro da água, ou se será usado constantemente. A utilização freqüente também é uma arma contra a “craca”, assim podem ser utilizadas tintas-incrustantes mais leves.

Para barcos que ficam parados por muito tempo dentro do mar, a tinta deve ser mais forte e conseqüentemente será mais poluente para o meio-ambiente. Procure usar tintas que não contenham TBT (tributil estanho), pois elas evitam o acúmulo da “craca” por repelência e não por envenenamento.

 

ANTONIO NOGUEIRA ABRANTES NETO


Desenhista Industrial, mecânico, eletricista, torneiro, Antônio Nogueira Abrantes Neto, entrou na área náutica em 1995 e se especializou em mecânica náutica, elétrica, laminação e confecção de peças em inox. Nos anos 90, a convite do irmão, fez um curso de mergulho e a partir daí começou a fazer várias viagens pelo litoral paulista, o que o levou a adquirir uma lancha, a “Dalila”.  Hoje, além da manutenção de embarcações, também ministra cursos na região, referentes à elétrica, hidráulica, laminação, etc.

fotos: Arquivo pessoal. / jornalista: Aline Eira MTB: 55.879-SP