Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Prepare sua embarcação para a chegada do verão

Notícias

Prepare sua embarcação para a chegada do verão

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

O verão só chega no dia 21 de dezembro e o inverno ainda não acabou, mas as temperaturas já começam a subir nos termômetros e aquele passeio de barco programado há tempos pode, finalmente, sair da agenda. Mais como prepará-lo para voltar ao mar depois de tanto tempo parado?

 

Em primeiro lugar é preciso fazer uma avaliação na parte mecânica e eletrônica da embarcação. Segundo Antonio Nogueira Abrantes Neto, sócio-proprietário da H7 Manutenção Naval, as partes que mais sofrem quando o barco fica muito tempo parado, são os componentes mecânicos:

 

“Motor de arranque, alternadores, turbinas, rolamentos, além de filtros de óleo e combustível e rotores de refrigeração devem receber uma atenção especial”, garante Neto.

 

A parte elétrica também deve ser checada:

 

“Desde as baterias (que por ficarem muito tempo paradas, podem carregar, mas não durar o tempo suficiente de um passeio, ou até mesmo a saída) até os pontos que você não vê, como fiação, bombas de porão, reles de guincho, etc”, explica o sócio proprietário da H7.

 

Além das manutenções elétricas e mecânicas, a limpeza do barco também é muito importante.  De acordo com Alexandre Cardoso, gerente de Vendas da Celmar Boats, de Caraguatatuba, litoral Norte de São Paulo, ceras náuticas e massas polidoras, ajudam na conservação do casco. Para os equipamentos eletrônicos e motores existem silicone e vaselina:

 

“Hoje há no mercado diversos materiais náuticos  (cera, massa polidora, silicone, vaselina, detergente, limpa capota, limpa vidro, etc) feitos para a utilização específica desses equipamentos. Além de conservar sua embarcação, não agridem o meio ambiente”, revela.

 

Para evitar problemas como esses na hora de colocar o barco no mar, o ideal é colocar a embarcação na água no máximo a cada 15 dias:

 

“Não adianta muito funcionar o motor sempre no seco, pois você não esta forçando o motor. Funcionando ele na água você aproveita para verificar os itens eletrônicos diretamente no mar. Fazendo isto, você minimiza, e muito, a frustração de quando for utilizar sua lancha”, alerta Alexandre.

 

Para não ficar em cima da hora a dica é já começar a pesquisar os profissionais qualificados para realizar a manutenção do seu barco para o verão. No mês de setembro as buscas para este tipo de serviço crescem nas lojas especializadas e fica muito difícil agendar um horário. De acordo com o gerente da Celmar Boats, nesta época do ano, que antecede o verão, o número de serviços aumenta em 70%, e em alguns locais os preços também podem aumentar pela alta demanda:

 

“O recomendável é não deixar nada para última hora”, finaliza.

Serviços

H7 Manutenção Naval
Endereço: Rua Fernando Nascimento, 90, Vila Itapanhaú – Bertioga, São Paulo.
Telefone: (13)3316-4283



Celmar Boats
Endereço: Avenida Miguel Varlez, 180, Jardim Primavera – Caraguatatuba, São Paulo
Telefone: (12)3886-6100

 

 

Leia também: Dicas para um passeio perfeito de barco


Bruna Sales para Bombarco
Foto: Bombarco