Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Rally náutico de regularidade estimula navegação mais segura

Notícias

Rally náutico de regularidade estimula navegação mais segura

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

O rally náutico de regularidade é uma competição inspirada no rally off road, nela os barcos devem cumprir um percurso, com passagens obrigatórias, num tempo pré-determinado, perdendo pontos quando passam pelas coordenadas adiantados ou atrasados em relação ao tempo ideal. E apesar de ser uma prática ainda nova no Brasil, não tem nem 20 anos de prática por aqui, tem conquistado seu espaço: o Rally Náutico de Caiobá é atualmente o maior em número de participantes, reunindo cerca de 100 lanchas por edição. E esse cenário não é bom apenas para o desenvolvimento do esporte, mas também de uma navegação mais segura.

Lourival Roldan, diretor de prova da Rallye.Tec Serviços Ltda., a modalidade tem conquistado o público por ser uma “competição moderada, onde não há risco”, já que não há um confronto direto entre as lanchas, mas sim a tripulação de cada embarcação preocupada em fazer o percurso no tempo certo. “A cada prova as pessoas querem fazer melhor, se superar”, afirma Roldan.

E como a principal ferramenta para se sair bem nas provas é o uso do GPS, os comandantes também passam a se entender melhor com o equipamento. Glenio Cogo, que atua na organização de rallys náuticos de regularidade há 15 anos, explica que embora as embarcações estejam há anos equipadas com tecnologias, o uso dela era extremamente limitado. “Não havia oportunidades para a prática e integração com um sistema de navegação, seja em construção de rotas em sequencias de coordenadas ou mesmo navegando em um trajeto gravado em seus equipamentos o que por sua vez limitava a navegação”, comenta Cogo.

A realização dos eventos também é benéfica para os lancheiros, pois as regiões onde os rallys são realizados ganham rotas seguras que podem ser usadas em passeios. No site www.rallynautico.com, por exemplo, é possível encontrar as rotas usadas em todos os rallys organizados pela equipe.

Investidores

Além de excelente alternativa de confraternização para proprietários de lanchas, os rallys náuticos também são uma ótima oportunidade para as empresas do setor náutico. “A exposição, demonstração e oportunidade de interagir com o público alvo é algo incomparável. É sim, o momento que possibilita levar de forma personalíssima a oferta ao cliente em potencial,” acredita Glenio Cogo.

W Lourival faz coro: “O rally náutico é uma ótima oportunidade de movimentar o iate clube e tudo que se relaciona com a navegação das lanchas, como manutenção, reforma, troca, equipamentos e novos negócios. Abre um leque de grandes possibilidades como confraternização dos sócios, captação de novos associados, encontro de amigos, convite de usuários de outras marinas e iates clubes. O rally além de festa, competição, desafio, desenvolvimento e confraternização é uma excelente vitrine”.

Confira as fotos de alguns rallys náuticos:



Marília Passos para Bombarco
Foto: Bombarco