Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Saiba como escolher um Despachante Náutico

Notícias

Saiba como escolher um Despachante Náutico

Mercado 31/12/1969 21:00:00
Compartilhar

Qualquer embarcação, assim como um automóvel, requer uma documentação regularizada de acordo com as leis vigentes no País. Para registrar e obter as licenças o mais indicado é contratar os serviços de um profissional, o Despachante Náutico

Desde 1988 a Associação dos Despachantes Navais do Estado de São Paulo (ADENESP) é responsável pelo desenvolvimento de normas para o processamento burocrático das atividades ligadas ao setor náutico junto ao poder público. Segundo o secretário da ADENESP, João Batista Barbosa Neto, assim como em outros segmentos, há pessoas desonestas no mercado:

“Conhecemos casos de alguns irresponsáveis que se fizeram passar por despachantes navais e lesaram os proprietários de embarcações, causando, além de prejuízos financeiros, constrangimentos e perturbações”, revela Neto.

Por isso, é bom tomar cuidado na hora de escolher um despachante para cuidar da documentação do seu barco:

“É preciso procurar escritórios cadastrados na ADENESP”, revela o secretário da Associação.

O despachante náutico é responsável pela regularização da documentação da embarcação e do condutor junto às instituições governamentais envolvidas, como: Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA); Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ); Capitanias dos Portos; entre outro. Os serviços são realizados tanto para embarcações de esporte e recreio, como, também, para embarcações profissionais (rebocadores, chatas, ferry boats, etc).

 

Como escolher um despachante de confiança?

O mais frequente é a escolha por indicação. Os futuros donos de embarcação costumam procurar despachantes indicados por amigos ou pela loja de equipamentos náuticos. De acordo com João Batista o objetivo da Associação dos Despachantes Navais do Estado de São Paulo nessa hora é indicar seus associados:

“O que estamos tentando é justamente oferecer os serviços profissionais dos nossos associados, de maneira a garantir ao interessado um padrão de qualidade e a certeza na efetivação da regularização dos documentos do barco”, explica.

Os despachantes navais filiados a ADENESP estão presentes em todo o Estado de São Paulo. É possível conferir a lista de associados no site www.adenesp.org.br. Mais informações pelo e-mail:  adenesp@bol.com.br

Bruna Sales para Bombarco