Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Você sabe o que é anodo de sacrifício?

Notícias

Você sabe o que é anodo de sacrifício?

Mercado 31/12/1969
Compartilhar

Apesar de ser a menor peça de uma embarcação, o anodo de sacrifício é um dos pontos-chave para manter o bom estado dos equipamentos metálicos imersos na água. Sem ele nenhum sistema de propulsão teria vida longa. É ele quem protege a rabeta, o leme e os eixos da corrosão, ocasionada pela água salgada do mar. Por isso, o seu nome.

 

Ele existe para sacrificar-se no lugar de outras peças.

O anodo de sacrifício está localizado na parte de motorização do barco como rabeta, leme e eixo, e também pode ser parafusado em outros equipamentos que ficam submersos na água. A peça pode ser produzida com materiais diferentes:

 

 

“O zinco ou liga de zinco com alumínio (conhecido como alumínio podre) são os melhores anodos para água salgada. Já em água doce, a eletrólise (corrente elétrica) é bem menor e a liga de magnésio é o anodo mais recomendado”, garante Ricardo Paragon, primeiro Mestre em Mecânica da América do Sul e proprietário da Paragon-Tec.

 

A vida útil do anodo de sacrifício depende da exposição do barco na água salgada, ou seja, quanto mais tempo submerso, mais rápido será o processo de corrosão. Por isso, o anodo deve ser constantemente avaliado:

 

“O ideal é que seja verificado de seis em seis meses e trocado uma vez por ano, ou quando a corrosão atingir no máximo 60% do metal” explica Paragon.

 

Além das constantes supervisões, o aconselhável é limpar a peça toda vez que o barco estiver fora da água com uma escova de aço, eliminando a camada superficial já deteriorada.

 

Geralmente, o anodo de sacrifício já vem instalado nos barcos nos lugares recomendados. Porém na hora da troca é bom pesquisar os preços e verificar qual modelo se encaixa corretamente na sua embarcação. Segundo Alexandre Cardoso, gerente de Vendas da Celmar Boats, de Caraguatatuba, litoral Norte de São Paulo, o custo da peça depende do modelo e do tamanho da embarcação:

 

“O anodo de sacrifício novo varia de R$ 80,00 a R$ 280,00”, finaliza o gerente.

> Encontre empresas especializadas em manutenção de barcos no Guia do Capitão!!



> Pesquise os diversos modelos de lanchas, veleiros, jet skis e barcos de pesca à venda nos Classificados do Bombarco!

 

> Consulte o preço de lanchas na Tabela Bombarco. Confira também anúncios das lanchas Phantom 375 HT!


Bruna Sales, para Bombarco
Foto: Bombarco