Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Conheça 4 tipos de motores

Notícias

Conheça 4 tipos de motores

Meu Barco 31/12/1969
Compartilhar
Existem muitas variações de tamanhos e modelos de embarcações e para cada uma delas existe um tipo específico de motorização. Os quatro motores mais comuns são: motor de popa; motor centro-rabeta; motor de centro com eixo e motor hidrojato.
 
 
 
Conheça um pouco mais de cada um desses modelos:
 
Motor de popa
 
Esse motor é completamente externo, localizado na popa (parte traseira da embarcação). Esse tipo de motorização tem potência entre 3 e 350hp, sendo sempre movido a gasolina. O motor de popa tem uma boa relação peso/potência e costuma ser usado em lanchas até 24 pés. Seus principais fabricantes são Mercury, Yamaha e Evinrude. 
 
Nos motores de popa existem dois tipos de variação: 2 tempos (c/ carburação ou injeção) e 4 tempos (somente injeção eletrônica).
 
 
Motor Centro-rabeta 
 
O motor é interno, mas acoplado a rabeta e ao hélice que ficam posicionados externamente na popa da embarcação. Essa combinação aumenta a potência, podendo ser variada entre 135 a 430hp, em 4 tempos com injeção eletrônica. Mais potente, movido a gasolina ou diesel, o motor centro-rabeta é indicado para lanchas maiores, entre 24 e 40 pés
 
Sendo interno, uma das grandes vantagens é o espaço que a lancha ganha. Os principais fabricantes são Mercury e Volvo Penta.   
 
   
Motor de centro com eixo 
 
É um dos mais potentes e por isso indicado para lanchas maiores que 40 pés. O motor é totalmente interno, acoplado a um eixo e ao hélice, que ficam externos, mas embaixo d’água. Sendo 4 tempos com injeção eletrônica, o motor é movido a diesel e seus principais fabricantes são Volvo Penta, MAN e CAT.
 
Com potências que começam em 12hp, podendo chegar aos e 20.000hp.  
 
     
Motor Hidrojato
 
O mais indicado para águas rasas, passeios individuais e prática de esportes aquáticos em embarcações menores que 30 pés. Usando a pressurização da água, esse tipo de motor dispensa o hélice. Com duas variações, 2 tempos injeção direta e 4 tempos injeção eletrônica, a potência gira em 200 a 300 hp. 
As principais fabricantes são: Mercury, Kawasaki e Yamaha. 
 
 
> Consulte o preço de lanchas na Tabela Bombarco
 
> Encontre diversos modelos de lanchas à venda nos Classificados do Bombarco!
 
Redação Bombarco
Fonte: Bem vindo à Náutica 
Imagens: Style Boats Náutica