Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Flex 1100 Open - Super barco inflável da Flexboat no Raio-X

Notícias

Flex 1100 Open - Super barco inflável da Flexboat no Raio-X

06/05/2021
Compartilhar

Uma nova modalidade que vem ganhando espaço e caindo no gosto dos amantes da náutica são os barcos infláveis. A maior fabricante de infláveis do país, a Flexboat, registrou aumento de 40% na procura por suas embarcações, como o Flex 1100 Open. Fabricado em Atibaia-SP, o modelo é sofisticado e representa um salto tecnológico, mesmo em relação ao seu outro modelo cabinado, o Flex 1100 Cabin. E tanta inovação tem preço, o Flex 1100 Open completo com motor diesel, gerador, radar, entre outros equipamentos, sai em torno de R$ 2,2 milhões.

 

A Flexboat está presente em 15 países e é a principal fornecedora deste tipo de embarcação para as forças de defesa do Brasil. Polícia Federal, Marinha, Bombeiros, Defesa Civil, IBAMA, Polícia Ambiental e outras instituições usam os infláveis da Flexboat devido sua segurança. Os modelos são  projetados com diversas câmaras independentes e possuem flutuabilidade positiva mesmo em situação de avaria. Ou seja, não afunda! Além disso, os cascos são fabricados com fibra de vidro e resina isoftálica com proteção anti UV e o flutuador com tecido francês à base de Hypalon, Neoprene e Poliéster, extremamente hermético, resistente à intempéries, agentes químicos, raios solares e ação do tempo. 

 

Altamente versátil, o Flex 1100 Open pode ser utilizado para locomoção, lazer da família, mergulho, pescaria, turismo, entre outras atividades, mas seu novo design tem ainda mais apelo para o day use. As cores do casco e t-top são totalmente personalizáveis, deixando a embarcação ainda mais original.  A lista de modernas comodidades inclui também toldo retrátil elétrico e bem acondicionado na capota rígida do t-top.

 

Na plataforma de popa, uma escada embutida dá segurança para o retorno da água, revestida com o mesmo material do piso: madeira teca e um acabamento impecável que vale ressaltar. Ainda nessa área, é possível acomodar uma churrasqueira e um ombrelone para total conforto dos navegantes. Tomada de cais, chuveiro de popa, pega-mãos laterais e central, saída de som e dois suportes para prática de esportes equipam ainda mais o espaço. O solário de popa é um dos pontos de destaque da embarcação. Com diversos níveis de ajuste de posição, possibilidade de uso tanto voltado para a popa quanto para a proa, são feitos de revestimento impermeável e sem costura, extremamente duradouro. Embaixo, ainda abrigam paióis facilmente acessíveis. 

 

As passagens laterais são largas e confortáveis, com piso nivelado com o casco, não deixando reentrâncias ou vãos. Facilitadores também acompanham a passagem, com pega-mãos e porta-copos de ambos lados. O lounge central é cercado de assentos, tanto de sofás quanto da lateral inflável do barco. No meio, encontramos uma ilha gourmet totalmente tecnológica, feita especialmente para esse projeto. Ela pode ser ajustada através de um App para celular, que regula a altura ideal para o uso. Com diversos nichos ao seu redor, nenhum espaço é desperdiçado: há pia, churrasqueira, fogão de indução, gaveta para temperos, copos e pratos, forno micro-ondas, e outros itens, como tomadas e saídas USB embutidas. Outro ponto muito interessante são duas bancadas laterais retráteis, que possibilitam o uso da ilha para alimentação enquanto há o preparo da refeição. Ah, e todas essas aparelhagens já vem com a embarcação. Atrás dos bancos, porta-copos dão apoio aos convidados, uma máquina B.blend garante os drinks e uma televisão completa na área.

 

Seguindo pela lateral, pega-mãos e iluminação indireta no piso dão segurança pelo caminho. Embaixo do painel do cockpit, com acesso boreste, uma boa surpresa: um banheiro com pé-direito de 1,80m. A porta pantográfica abre sozinha, com sistema pneumático, e o ambiente é completo. Uma gaiuta provê a luz e ventilação natural com muita privacidade. Pia, armários e tomada USB dão total suporte ao usuário, assim como o vaso e o chuveiro. 

 

Passando à proa, encontramos mais um ótimo ambiente para confraternização. Assentos com estofado e acabamento de qualidade superior, como em todo o barco, porta-copos e pega-mãos espalhados por toda área e uma mesa de centro para apoio. Na ponta da proa, um paiol guarda o sistema de âncora e o abastecimento de água e diesel.  



De motorização centro-rabeta, a casa de máquinas encontra-se embaixo do solário de popa, com fácil acesso. Com isolamento térmico e acústico, o grande espaço é ocupado pelos diversos itens do barco, como compressor para as buzinas e porta, carregador de baterias, 4 baterias, gerador, instalações com disjuntores e blowers, além da motorização - nessa embarcação, 2x Mercury  370hp TDI dão toda a potencia que o Flex 1100 Open precisa. 


O posto de comando é destaque à parte. De nível elevado ao da embarcação, dá total visibilidade ao entorno. Gaveteiros e porta-objetos nas laterais dão suporte aos itens pessoais. A poltrona é alemã, com regulagem automática de acordo com o peso do capitão e amortecimento. O painel se estende a um console central, onde encontramos o acelerador, botoeiras e relógios medidores. A tela do GPS é grande e fica centralizada no painel, onde encontramos ainda outros indicadores do barco. O rádio é posicionado no teto, junto a outros comandos de iluminação do barco. 

 

A navegação do Flex 1100 Open foi testada na Represa de Nazaré Paulista - SP, se mostrando muito confortável. As bananas ajudam a equilibrar o barco mesmo em curvas mais fechadas, fazendo um contrapeso. As medições foram de 4 segundos de planeio, velocidade máxima de 46 KNOTS, e de 0 a 15 nós em 5,16 segundos, e de 0 a 25 em 7,39 segundos. 

 

Veja o teste completo e todas as tecnologias em ação, no Raio-X do Flex 1100 Open, com Marcio Ishihara, direto para o Bombarco:

 

 

Confira ficha técnica completa:

 

  • Comprimento total da embarcação (com plataforma de popa): 11,58m (38 Pés);

  • Comprimento dos flutuadores (tubo): 10,94m;

  • Comprimento da linha d’água: 9,38 m;

  • Largura interna máxima, (Boca Interna): 2,52m;

  • Largura total externa (Boca máxima): 3,80m;

  • Diâmetro dos flutuadores (tipo cônico): na proa, 0,42 m e na popa 0,62 m;

  • Quantidade de câmaras de ar independentes: 10;

  • Peso total estimado, com parelha de motores Centro Rabeta 320Hp Diesel, abastecido de água e combustível: 7.200 kg;

  • Motorização mínima: Parelha de motores Centro Rabeta, com 300 HP cada;

  • Motorização máxima: Parelha de motores Centro Rabeta com 430HP cada;

  • Gerador náutico 5 KVA (Opcional);

  • Capacidade do tanque de combustível: 800 L;

  • Capacidade do tanque de água doce: 150 L;

  • Capacidade do tanque de águas negras (KIT Ecológico opcional): 38 L;

  • Ângulo de inclinação do espelho de popa: 14°;

  • Ângulo do "V" do casco na popa: 18°;

  • Quantidade de pessoas diurno (recomendado): 16 sendo (1+15);

  • Capacidade total de carga: 3800 kg;

  • Anilhos para ser rebocado e rebocar: 1 na proa e 2 no espelho de popa;

  • Anilhos especiais para içamento: 4 sendo 2 nas laterais da proa e 2 embutidos na plataforma de popa;

  • Garantia para utilização como lazer: 2 anos.

 

Mais informações: www.flexboat.com.br

 

 Redação: Equipe Bombarco