Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Veleiro de pesquisa oceanográfica inédito no país é batizado em Itajaí

Notícias

Veleiro de pesquisa oceanográfica inédito no país é batizado em Itajaí

03/10/2017
Compartilhar

A Marina Itajaí recebe nesta terça-feira, dia 3, comitivas do Governo do Estado de Santa Catarina; do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; do Itamaraty, além de representantes de universidades, autoridades regionais e ícones da navegação a vela brasileira como Amyr Klink e Wilhelm Schurmann para a inauguração do primeiro veleiro de expedições e pesquisas oceanográficas do Brasil. 


A embarcação de 60 pés, construída pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ficará até o dia 4 de outubro no complexo náutico. Neste período, estudantes e professores poderão conhecer de perto o veleiro antes da primeira expedição pelas regiões do nordeste e sudeste brasileiro.


Durante a cerimônia de inauguração do Veleiro ECO, professores, autoridades, imprensa e convidados também poderão conhecer a Carta de Itajaí - 2017. O documento será desenvolvido durante o 1° Encontro Sobre Lixo Marinho do Atlântico Sul, que acontece um dia antes, no Centreventos, com a proposta de discutir ações para reduzir o lixo marinho. Professores e alunos que participarem do evento no dia anterior já poderão visitar o veleiro na Marina Itajaí.


A primeira expedição científica


Com o objetivo de aprimorar e expandir as pesquisas oceanográficas em várias regiões brasileiras, o Veleiro ECO tem previsão de saída no início do mês de novembro com destino aos arquipélagos São Pedro e São Paulo ao leste de Pernambuco, a Abrolhos no litoral da Bahia e ao ponto extremo leste do território brasileiro, Trindade e Martim Vaz no Espírito Santo. Durante um mês, pesquisadores irão monitorar e estudar comunidades de plâncton, microorganismos que, por meio da fotossíntese, são responsáveis pela metade do oxigênio do planeta.


“O papel das expedições científicas oceanográficas é justamente o de monitorar e proteger a vida de ecossistemas marinhos. Por este motivo, desenvolver a ciência e a tecnologia do mar, além de promover a divulgação sobre a importância de um oceano limpo para futuras gerações devem ser uma das questões mais importantes do século 21”, explica o coordenador geral e comandante do Veleiro ECO, Prof. Dr. Orestes Estevam Alarcon.


Para realizar as primeiras análises a bordo com a equipe de pesquisadores das áreas de oceanografia, biologia, ecologia e engenharia, o veleiro possui uma plataforma de pesquisa para acomodação de equipamentos oceanográficos e um laboratório de análise da água instalado próximo à popa. Possui características de segurança e navegabilidade, permitindo expedições científicas de grande porte, incluindo as expedições polares, particularmente a Antártica. A motoração elétrica sem ruído e quilha retrátil também permitirão navegação em águas rasas de mangues e estuários de rios; áreas muito sensíveis ao adensamento urbano.


Redação: Bombarco

Divulgação: Rotas Comunicação

Foto: Heitor Pergher