Sua mensagem foi enviada com sucesso!
A preservação do ambiente aquático depende de todos

Notícias

A preservação do ambiente aquático depende de todos

Casos e Contos 30/11/-0001
Compartilhar

Sabemos que a água é fundamental para a vida no planeta, por isso a preservação do ambiente aquático é tão importante. Existem diversas leis que visam acabar com a degradação das águas, mas ainda é pouco, pois isso só terá fim com a conscientização de que essa é uma responsabilidade de todos.

Preservar o ambiente marinho, fluvial e lacustre depende também da sua maneira de pensar e agir. Boa parte dessa poluição vem através de lançamentos de resíduos e efluentes de sua embarcação, como sacos plásticos, latas, embalagens, combustível, tintas e lubrificantes.

Segundo o biólogo Gustavo Manna César, os sacos plásticos, papéis de bala, de doces, tampinhas e pedaços de corda, quando ingeridos pelos animais aquáticos, podem bloquear o trato gastro-intestinal causando a morte de muitos. Cabos e redes também são perigosos, pois podem ocasionar afogamento em mamíferos.

O governo criou a lei Federal n º 9966 de 2000 e a Resolução Estadual SMA n° 04 de 2002 que pretendem a implantação e a adoção de um sistema de gerenciamento em embarcações, que evitem ou diminuam a geração de resíduos sólidos, resíduos oleosos e de efluentes produzidos a bordo e que dêem um destino final adequado a todos os tipos de resíduos e efluentes gerados. A Marpol (The International Convention for Preservation of Pollution from Ships), em vigor desde 1973, determina que toda embarcação deve manter sempre à vista recipientes para juntar os resíduos produzidos a bordo, sendo proibido a qualquer embarcação jogar lixo no mar.

Os resíduos e efluentes das embarcações e a falta de cuidados dos navegantes podem causar diversos impactos negativos na vida subaquática.

Saiba o que fazer para colaborar com a preservação do meio ambiente aquático


- Fazer manutenção preventiva nos motores das embarcações para que não haja derramamento de óleo e resíduos;
- Tenha sempre dentro da embarcação um local para que todo o lixo produzido durante o passeio possa ser colocado e jogue-o na lixeira da marina quando retornar;
- Cuide para que no momento do abastecimento não caia combustível na água;
- Evite o uso de tintas antiicrustantes, pois elas causam o envenenamento de animais marinhos, prejudicando o ecossistema;
- Ao lavar sua embarcação, opte por produtos não tóxicos;
- Não desrespeite as áreas protegidas por leis, evitando a destruição de corais e animais bentônicos (aqueles que vivem no solo marinho).


Faça sua parte!

> Consulte o preço de lanchas na Tabela Bombarco


> Pesquise os diversos modelos de lanchas, veleiros, jet skis e barcos de pesca à venda nos Classificados do Bombarco!


Foto: www.deolhonoclima.com.br e www.iconocast.com


Jornalista: Aline Eira MTB: 55.879-SP